sábado, 11 abril , 2026

Política e Páscoa: quando a fé vira discurso

Entre a fé sincera e o oportunismo conveniente. A Páscoa deveria ser, acima de tudo, um momento de silêncio, reflexão e renovação interior. A celebração da ressurreição de Jesus Cristo carrega uma mensagem poderosa: a vitória da vida sobre a morte, da esperança sobre o desespero, da verdade sobre a injustiça.

… mas a pergunta que precisa ser feita é simples e incômoda: até que ponto essa fé é prática — e não apenas discurso?

A política brasileira vive uma contradição evidente. De um lado, líderes que evocam os ensinamentos de Cristo; de outro, práticas que muitas vezes caminham na direção oposta: polarização agressiva, desinformação e interesses pessoais acima do coletivo.

… não se trata de negar a espiritualidade na vida pública. Pelo contrário. Valores como justiça, compaixão e responsabilidade, centrais na mensagem cristã, são fundamentais para qualquer sociedade democrática. E isso exige maturidade para mudanças, se assim desejar. Quem fala em perdão pratica o diálogo? Quem defende justiça combate privilégios? Quem cita Cristo governa com humildade?

… a Páscoa, em sua essência, não combina com superficialidade. Ela exige transformação verdadeira — e isso é difícil de conseguir.

Se a política brasileira quiser, de fato, se inspirar na Páscoa, precisará ir além das palavras. Precisará ressuscitar algo que anda em falta: a coerência.

Feliz Páscoa!

Virou “pizza” – mais uma

Acabou a CPMI dos velhinhos: alguns presos e muitos soltos. E a palavra final coube ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que o Congresso Nacional foi incapaz de decidir a prorrogação, porque também queria acabar. O motivo todos sabem. Quando começa a apertar muito, espirra para todos os lados.

Esqueçam o Master

Esqueçam a CPI do Banco Master. Porém, pode até acontecer algo para justificar a situação, mas, depois de um pequeno espaço de tempo, tudo volta ao normal e ninguém mais fala disso.

Vêm eleições, pesquisas e discussões nos botecos da vida. Muitas vezes, CPI atrapalha até o eleitor de boteco, porque poucos sabem ou não querem saber. O momento é beber, comemorar e dar bola para frente. Foi assim com petróleo, bancos, Lava Jato e tantos outros. Tudo virou uma grande pizza.

O jogo começou pra valer

João Rodrigues (PSD) se consolida em uma chapa tendo como vice um nome do MDB e, como candidato único ao Senado, o experiente senador Esperidião Amin (PP), que vai para a reeleição. É bom o leitor lembrar que, nesta eleição do dia 4 de outubro, teremos que votar em dois candidatos para o Senado.

Tempo de rádio e TV

Por que todos os candidatos a governo do Estado adorariam coligar com muitos partidos em uma eleição? Na verdade, todos buscam o tempo de TV e de rádio que os partidos têm e que levam para a coligação. Esse é o grande motivo que os candidatos de cabeça de chapa mais desejam: tempo de rádio e TV.

Ninguém transfere nada

O resto da negociação eles passam batido, até porque nenhum deputado, prefeito ou até mesmo vereador consegue transferir votos para sua chapa — no mínimo o voto próprio, e, se bobear, nem isso.

Hoje, com o advento das redes sociais, é quase zero a possibilidade disso acontecer. Então, o grande ganho foi, sem dúvida, o horário de rádio e TV.

Campanha eleitoral pós-convenção só em agosto, depois do dia 15/08.

Primeira coletiva na condição de prefeito

prefeito em exercício anuncia pacote de obras
FOTO PMT Divulgação Notisul

O prefeito interino Everson Martins (PSD), na última segunda-feira, no Paço Municipal, fez sua primeira coletiva, onde anunciou um pacote de obras para o bairro Passagem. E não foi pouca coisa, não. Tinha tinta na caneta.

FOTO PMT Divulgação Notisul

Esteve presente, como sempre, o deputado estadual e presidente da Assembleia, Júlio Garcia (PSD), como já é de costume em quase todos os eventos na cidade, uma vez que tem sua digital em muitas obras que já aconteceram e que irão acontecer em Tubarão.

Compromisso com a cidade

São mais de 12 milhões de reais.

O objetivo principal do encontro foi a assinatura de um pacote de obras para o bairro Passagem, principalmente na Comasa, que está precisando muito desse olhar administrativo efetivo.

Estiveram presentes, além das lideranças políticas citadas, várias lideranças da comunidade e vereadores de diversos partidos que foram prestigiar o ato. Foi muito importante e muito bem recebido por todos do bairro Passagem esse gesto, digamos, Legislativo e Executivo.

Mandou recado direto

Julio Garcia em Tubarão
FOTO PMT Divulgação Notisul

O deputado Júlio Garcia, em seu discurso, intimou o pré-candidato do partido a deputado estadual pelo PSD, Beto K. Marcelino, dizendo para Betinho não esquecer de Tubarão, porque aqui ele (Júlio) tem história familiar.

Completou seu discurso dizendo: “você olha da Assembleia, que eu olho de Brasília”. Só para lembrar que Júlio é pré-candidato a deputado federal nesta eleição.

Segredo revelado

deputado da Amurel quer ser suplente do Senador amin
FOTO Agência Alesc Divulgação Notisul

Corre nos bastidores que o deputado Volney Weber (MDB), que desistiu de concorrer à reeleição, está trabalhando para ser primeiro suplente ao Senado na chapa do senador Amin.

Acabou-se o mistério da visita que o deputado fez há uns 20 dias em Chapecó, onde conversou com João Rodrigues. Tudo pode até passar como especulação, mas que a visita houve no Oeste é fato — disso não há dúvida.

Até a vice

Fala-se também que o deputado tem uma remota chance de emplacar como vice de João Rodrigues, uma vez que a vaga já é do MDB. Mas, para que essa hipótese aconteça, a caminhada ainda é muito longa. Já para a primeira suplência ao Senado, o caminho é mais curto.

Janela fechada

Termina nesta semana o prazo de renúncia de prefeitos, secretários e outros que irão concorrer a algum cargo eletivo nesta eleição.

Comenta-se muito que o prefeito Laerte Silva (Podemos), de Jaguaruna, estaria pensando em renunciar para sair candidato a estadual. Laerte seria o único prefeito da Amurel a renunciar.

Só saberemos se essa vontade irá se concretizar no dia 4 de abril, sábado agora.

Tribuna que treme

Tem-se visto, no início deste segundo ano dessa legislatura, um protagonismo forte na Câmara de Vereadores de Tubarão. Cito o vereador Maurício Silva (PP), Matheus Madeira (PT) e Jó Kruger (PL).

A tribuna tremeu nas primeiras sessões e o caldo poderá esquentar ainda mais daqui para frente.

… o vereador Jó já mostrou para que veio e será uma pena se os vereadores da situação não ficarem ao seu lado. Quanto ao vereador Maurício e ao vereador Madeira, já sabem que não vão falar mais sozinhos da sagrada tribuna em relação às ações do governo. Vamos esperar os próximos capítulos.

Pepe numa saia justa

O deputado Pepê Colaço (PP), que foi, juntamente com o deputado Zé Milton (PP) e outras lideranças progressistas, em ato conspiratório contra o senador Amin nos últimos dias, declarou apoio à candidatura do governador Jorginho Mello (PL) nesta eleição.

O objetivo central foi isolar o senador Amin, mas o tiro saiu pela culatra. Esqueceram os nobres que eles fazem parte de uma federação, e isso pode ser um complicador a mais em suas vontades políticas. Saias justas devem aparecer já na primeira semana de abril.

Manda quem pode

Com essa movimentação, o senador Amin se sentiu traído e, junto ao diretório nacional, destituiu o diretório provisório e passou a ser o presidente do Progressistas/SC no Estado.

Amin, na última semana, declarou apoio oficial à chapa de João Rodrigues e será o candidato único ao Senado da coligação formada por MDB, União Progressista e PSD.

… até as convenções, que devem ocorrer entre 20 de julho e 4 de agosto, muitas reuniões ainda devem acontecer. Dizem que a convenção do PP será decidida com poucas pessoas, sem muita intervenção daqueles que talvez nem serão convidados para decidir. A política adora trair, mas odeia o traidor!

Joma na estrada

pré-candidato a deputado mostra capacidade de articulação
FOTO Mídias Sociais Reprodução Notisul

Joma (MDB) firme e forte com sua pré-candidatura a federal. No último sábado, durante o programa Entrevista Tubá, Joma conseguiu unir as duas pré-candidaturas a estadual do partido: Jorge Cok (MDB) e Leatrice Bez (MDB), bem como o presidente Rodrigo Pavei (MDB).

Depois dos debates acirrados entre esses três protagonistas, é a primeira vez que isso acontece. Na verdade, houve gentileza de todos os lados, e quem ganhou com esses gestos foi o pré-candidato a federal João Marcelo (Joma), que contabilizou apoio das duas alas, muito importantes.

Outro segredo revelado (UB)

Carlos Moisés anuncia candidatura a deputado federal em 2026
FOTO Divulgação Notisul

Finalmente, o ex-governador Carlos Moisés decidiu sua filiação partidária. Moisés assinou ficha no União Brasil, que forma a Federação União Progressista junto com o senador Amin.

O ex-governador será candidato a deputado federal nesta eleição de 4 de outubro, e seu reduto eleitoral forte deve ser a Amurel, até porque aqui passou a maior parte de sua vida profissional.

Agora, segundo Moisés, é organizar a campanha e cair no trecho em busca do voto.

Continue lendo

Operação Moscou prende líder de grupo internacional do tráfico em mansão de luxo em Florianópolis

FOTOS PCSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a Operação Moscou entre quinta-feira e a noite desta sexta-feira...

Missa dos Mineiros reúne centenas de fiéis e destaca força do setor carbonífero em Içara

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos Centenas de fiéis participaram, na noite desta sexta-feira (10), da tradicional Missa dos Mineiros, realizada na Basílica Santuário Sagrado Coração...

SC registra menor número de homicídios em quase 20 anos

Foto: Ricardo Trida / SSP-SC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos Santa Catarina registrou, em março de 2026, o menor número de homicídios em quase...

Santa Catarina amplia cirurgias bariátricas pelo SUS com novo serviço em Joinville

Foto: Jonatã Rocha Secom/GOVSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos Após aumentar em 500% o número de cirurgias bariátricas em 2025, Santa Catarina segue expandindo...

Santa Catarina credencia estandes de tiro para ampliar treinamento de policiais

FOTOS Ricardo Trida/SSP-SC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos O Governo de Santa Catarina iniciou o credenciamento de estandes de tiro para ampliar o treinamento...

Incêndio atinge indústria de isopor e mobiliza bombeiros em São Ludgero

FOTOS CMBSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos Um incêndio em edificação industrial mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na manhã deste sábado (11), em...

Criciúma vence Botafogo-SP com gol no último minuto na Série B

FOTOS Celso da Luz/Criciúma.E.C. Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos O Criciúma venceu o Botafogo-SP por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (10), no...

Previsão do tempo no Sul de SC para sábado (11)

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A previsão do tempo no Sul de SC para sábado (11/04/2026) indica predomínio de sol durante o dia e aumento...