IMAGENS PBN Divulgação, Notisul
⏱Tempo de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Braço do Norte interditou totalmente, na manhã desta quinta-feira (6), a ponte da represa, após o agravamento das fissuras estruturais já identificadas anteriormente pela Defesa Civil Municipal.
A medida, que entra em vigor imediatamente, vale por tempo indeterminado e tem como objetivo preservar vidas e evitar acidentes.
Chuvas e tráfego irregular agravaram o problema
De acordo com a Prefeitura, as fortes chuvas das últimas semanas contribuíram para o aumento do risco estrutural. Além disso, motoristas continuaram trafegando com veículos pesados pelo local, mesmo com sinalização de proibição — que chegou a ser roubada, dificultando o controle no trecho.
Com isso, fica proibida a circulação de veículos, pedestres e ciclistas até nova ordem técnica.
“Agora é uma questão de preservar vidas. A estrutura chegou ao seu limite e não há mais condições de passagem”, alertou o engenheiro civil Richard Tramontin, responsável técnico pelo acompanhamento da ponte.
Reunião emergencial e definição de rotas alternativas
Na manhã desta quinta, foi realizada uma reunião emergencial com representantes da Defesa Civil, Setor de Planejamento, equipe técnica da Prefeitura e o prefeito em exercício, Duda Schueroff, para deliberação de medidas imediatas.
Durante o encontro, foram discutidas rotas alternativas e ações de segurança, além do planejamento para continuidade das obras da nova ponte de concreto armado, já em execução.
“É uma medida que impacta, mas é a única possível diante do risco real. Segurança vem em primeiro lugar. Vamos trabalhar com agilidade e transparência para restabelecer a ligação com segurança o mais rápido possível”, destacou Duda Schueroff.
Defesa Civil reforça fiscalização e pede colaboração da população
O coordenador da Defesa Civil, Fernando Longuinho, reforçou que a fiscalização será intensificada e que o cumprimento da interdição é essencial.
“Entendemos que a medida afeta diretamente a comunidade, mas se faz necessária. Intensificaremos a fiscalização no trecho para que ninguém descumpra a determinação”, afirmou.
A Administração Municipal orienta a comunidade a utilizar rotas alternativas até que novas informações sejam divulgadas. Todas as atualizações oficiais serão publicadas nos canais de comunicação da Prefeitura.


