Tatiana Stock
Tubarão
Os motoristas insistem, e a medida precisou ser brusca. Para evitar a travessia de veículos pela Ponte de Congonhas, um bloqueio foi feito com aterro na cabeceira no lado de Tubarão (a passagem faz divisa com o município de Jaguaruna). E nem parece ter assustado! Ontem à tarde, um destes condutores persistentes tentou ‘furar’ a barreira e ficou atolado.
Não é de hoje que a estrutura está comprometida. Mas a situação só vem a piorar, e a interdição veio no último sábado. Inicialmente, a decisão foi sinalizada através de placas e cavaletes, porém, não surtiu efeito. O que necessitou de uma atitude mais drástica.
“Só colocamos a terra no lado de Tubarão. Foi feito um requerimento para que o mesmo seja realizado no lado de Jaguaruna. Para que seja realmente impossível a passagem”, relata o secretário de desenvolvimento urbano da prefeitura, Nilton de Campos.
A ponte foi avaliada por engenheiros e pode desmoronar a qualquer momento. Par a evitar o trajeto de Congonhas, os motoristas têm outras opções, como a estrada geral da Madre e a BR-101. Os caminhos são mais longos, mas valem a pena, pela segurança.
Na última semana, o secretário de obras de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, informou que até amanhã será iniciada a construção da nova ponte, de concreto. O tempo estipulado para a concretização da obra é aproximadamente 100 dias.

