O Porto de Imbituba iniciou a segunda fase das obras de recuperação e reforço do Cais 3, uma das maiores intervenções em infraestrutura portuária em andamento no estado. A etapa começou na última semana e deve ser concluída até o primeiro semestre de 2027, com um investimento total de R$ 90 milhões. O objetivo é modernizar o local e ampliar sua capacidade de operação, atraindo navios maiores e aumentando a produtividade logística.
Melhorias na estrutura garantem mais resistência e eficiência
Nesta etapa, está sendo feita a pavimentação da área de retaguarda do berço, onde operam os equipamentos portuários. O local receberá um pavimento rígido em concreto, com alta resistência para suportar o tráfego intenso de cargas e maquinários. Também está sendo realizada a recuperação da parte inicial do Cais, localizada sob a plataforma.
Investimento possibilitará receber navios maiores
Entre os destaques do projeto, estão a construção de dois dolfins — estruturas marítimas utilizadas para atracação e amarração de embarcações. Com isso, o Cais 3 poderá receber navios da classe Panamax, com até 270 metros de comprimento, ampliando a capacidade operacional do Porto de Imbituba de forma significativa.
Sistema moderno de esteiras promete triplicar produtividade
Outro ponto relevante da obra é o reforço estrutural que permitirá a instalação de um sistema de esteiras e shiploader. Esse sistema fará a conexão direta entre os terminais agrícolas e o cais, potencializando a logística e podendo até triplicar a produtividade da movimentação de cargas. Também será executada uma cortina de contenção para aprofundar e estabilizar a estrutura.
Visão de futuro e impacto regional positivo
Para o secretário de Portos, Beto Martins, a modernização do Cais 3 é um passo estratégico que vai além da infraestrutura: “Estamos fortalecendo a logística catarinense e atraindo novos investimentos”. Já o diretor-presidente do Porto, Christiano Lopes, destacou que o projeto representa um legado para as futuras gerações, com desenvolvimento sustentável, eficiência e geração de empregos.

