segunda-feira, 21 julho , 2025

Porto de Imbituba movimenta mais de 3,6 milhões de toneladas em 2025

FOTO Anderson Coelho SCPar Divulgação Notisul

Com 162 atracações até junho, porto se consolida como polo logístico estratégico no Sul do Brasil e amplia sua atuação em importações, exportações e cabotagem.

Crescimento operacional marca primeiro semestre da SCPAR Porto de Imbituba

O primeiro semestre de 2025 foi de resultados expressivos para a SCPAR Porto de Imbituba, que se firmou como um dos principais motores da logística catarinense e nacional. De janeiro a junho, o porto registrou 162 atracações e movimentou mais de 3,6 milhões de toneladas de cargas, com destaque para o crescimento equilibrado em todos os modais: exportação, importação, cabotagem e transbordo.

A importação lidera com 1,68 milhão de toneladas, seguida de 1,45 milhão de toneladas exportadas. Já a cabotagem somou 443 mil toneladas entre embarques e desembarques, enquanto o transbordo movimentou 41,3 mil toneladas.

Contêineres e granéis sólidos puxam volume de cargas

A diversidade da pauta operacional tem sido um dos pilares da performance do porto. Entre as principais cargas movimentadas estão:

  • Coque de petróleo

  • Hulha betuminosa

  • Sal

  • Farelo de milho

  • Contêineres

Juntas, essas cargas representam mais de 70% do total. Os contêineres ganharam destaque, com crescimento de quase 5% em relação ao mesmo período de 2024. A movimentação ferroviária também é expressiva: cerca de 180 contêineres circulam diariamente pelos trilhos que ligam 14 municípios em uma malha de 164 km.

Comparativo com 2024 indica manutenção do ritmo de crescimento

Em 2024, o Porto de Imbituba fechou o ano com 8,31 milhões de toneladas movimentadas e 329 atracações. Os dados parciais de 2025 demonstram que o crescimento segue consistente. Os meses de março e junho foram os mais intensos até agora, com 705 mil toneladas e 644 mil toneladas respectivamente, e 31 e 25 embarcações atendidas nesses períodos.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, destacou a gestão técnica e os investimentos estratégicos como fatores que reposicionam Imbituba como referência nacional. Já o diretor-presidente Christiano Lopes reforça que a meta é ampliar a eficiência e a sustentabilidade da operação com novas tecnologias e obras de infraestrutura.

Expansão, investimentos e impacto na economia local

Entre os planos para o segundo semestre, estão:

  • Recuperação e ampliação do molhe de abrigo

  • Construção do Dolfim do Cais 2

  • Investimentos em rastreamento e digitalização de processos

A expectativa é encerrar 2025 com mais de 7 milhões de toneladas movimentadas. O impacto também se reflete na economia local, com aumento da geração de empregos e fortalecimento do setor de serviços e logística em Imbituba. Dados do Ministério do Desenvolvimento apontam que as operações de comércio exterior no porto somaram mais de 800 milhões de dólares neste primeiro semestre.

Projetos de integração porto-cidade também estão em andamento, reforçando a relação institucional com a comunidade e contribuindo para um desenvolvimento urbano sustentável.

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