Durante o evento do programa “Santa Catarina Levado a Sério – 2ª Edição”, nesta quinta-feira (10), em Tubarão, o governador Jorginho Mello e a presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Sheila Meirelles, entregaram a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que autoriza a ampliação do Porto de Imbituba. A licença representa um avanço significativo no projeto de desenvolvimento do porto, que é um dos principais motores da economia catarinense.
Com a licença, a expectativa é que a capacidade de movimentação anual de cargas aumente em quase 13%. Além disso, a ampliação tem potencial para gerar aproximadamente 200 empregos diretos e 650 empregos indiretos, fortalecendo o desenvolvimento econômico da região da Amurel.
Licença garante aumento de capacidade e geração de empregos
A ampliação do Porto de Imbituba permitirá maior competitividade e eficiência nas operações logísticas. Segundo a SCPAR Porto de Imbituba S.A., o impacto será sentido em diferentes frentes:
Aumento de quase 13% na movimentação anual de cargas
Geração de 200 empregos diretos e 650 indiretos
Fortalecimento da economia regional e estadual
O projeto visa atender à crescente demanda de cargas no estado, promovendo maior desenvolvimento para toda a região sul catarinense.
Licenciamento ambiental foi conduzido com agilidade e responsabilidade
O processo de licenciamento ambiental foi conduzido com agilidade e comprometimento técnico pelos servidores do IMA. Sheila Meirelles destacou que a licença atesta o cumprimento rigoroso das exigências ambientais e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A presidente do IMA reforçou que a gestão responsável do licenciamento ambiental permite que projetos como esse avancem com segurança e em conformidade com as normas, garantindo o controle ambiental e a preservação da biodiversidade local.
Ampliação marca passo importante para o desenvolvimento sustentável
Segundo Sheila, a emissão da licença representa um passo fundamental para aliar crescimento econômico com responsabilidade ambiental. Para ela, a iniciativa reforça o papel do estado em promover o progresso sustentável e ampliar as oportunidades para os catarinenses.
“Viabilizar a gestão do licenciamento ambiental com responsabilidade resulta na emissão de licenças como essa, que contribuem diretamente com o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso estado”, afirmou a presidente do IMA.