FOTO Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
O Porto de Imbituba ESG foi eleito, nesta quinta-feira (13), o vencedor do 1º Prêmio Cidesport – Melhor Desempenho ESG entre portos públicos com movimentação anual entre 5 e 20 milhões de toneladas. A premiação ocorreu durante o XII Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), realizado em Florianópolis (SC).
Reconhecimento nacional no setor portuário
Na mesma categoria, também foram reconhecidos o Porto de São Francisco do Sul (2º lugar) e o Porto de Salvador (3º lugar).
O prêmio analisou 58 indicadores relacionados às práticas ambientais, sociais e de governança adotadas pelas autoridades portuárias em 2024.
Além do envio de informações e evidências, os portos participantes passaram por auditoria do Cidesport para confirmar os dados apresentados e avaliar a consistência das ações realizadas.
Segundo a organização, a iniciativa busca estimular uma gestão portuária responsável, transparente e comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Destaque para ações estruturadas em ESG
O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Christiano Lopes, comemorou o resultado e destacou o trabalho coletivo:
“Esse resultado nos alegra, nos honra e nos desafia a manter o esforço institucional diário de valorização dos critérios ESG. É o destaque de um trabalho amplo e coletivo voltado à eficiência operacional, à gestão íntegra dos processos, à valorização das pessoas e da relação porto-cidade, à busca contínua por melhores índices ambientais e ao uso racional dos recursos naturais.”
Práticas que garantiram a premiação
Segundo a SCPAR Porto de Imbituba, entre as ações avaliadas estão:
Mais de 20 programas ambientais para monitoramento e controle;
Programa de Gestão de Pessoas e Plano de Capacitação para colaboradores;
Governança reforçada em processos internos, com medidas de transparência, segurança e integridade;
Investimentos em melhorias ambientais, estruturais e sociais na região do entorno;
Fomento à expansão da infraestrutura com investimentos públicos e privados.

