Santa Catarina movimentou 16 milhões de toneladas entre janeiro e março, enquanto o Brasil teve queda. Estado responde por quase 30% da carga nacional.
Movimentação de cargas cresce 5,56% em SC e cai no Brasil
A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresceu 5,56% nos três primeiros meses de 2025, totalizando 16 milhões de toneladas. O dado contrasta com o cenário nacional, que apresentou queda de 1,92% no mesmo período, com 55 milhões de toneladas. As informações foram divulgadas pela Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O governador Jorginho Mello (PL) destacou o protagonismo catarinense no setor: “Esses números significam que passaram pelos portos catarinenses quase 30% de toda a carga movimentada no país. É porque aqui temos os melhores portos privados e públicos do Brasil”.
Portos de SC lideram no transporte de contêineres
Um dos destaques do período foi o crescimento no transporte de contêineres. Enquanto o Brasil registrou crescimento de 9,45%, Santa Catarina mais que dobrou esse índice: 20,02% de aumento, com 7,7 milhões de toneladas transportadas em contêineres. Isso equivale a quase 20% de todo o volume nacional.
- Total nacional de contêineres: 38,9 milhões de toneladas
- Total catarinense: 7,7 milhões de toneladas
- Unidades movimentadas (TEUs):
- SC: 718,4 mil TEUs (+22,28%)
- Brasil: 3,6 milhões de TEUs (+12,4%)
Portos catarinenses mantêm produtividade mesmo com obras
Apesar das obras em andamento, especialmente em Navegantes, os portos de Santa Catarina seguem mantendo a produtividade. De acordo com o secretário da SPAF, Beto Martins, o bom desempenho é fruto de planejamento logístico e gestão eficiente.
“Atravessamos um momento de obras e restrições em nossa capacidade, mas com muito trabalho e eficiência logística, os portos estão conseguindo atender as demandas e manter a produtividade”, afirmou o secretário.
Veja o ranking dos portos catarinenses no trimestre
Abaixo, os números detalhados da movimentação de toneladas e contêineres (TEUs) entre janeiro e março de 2025:
Movimentação em toneladas
- Porto de São Francisco do Sul: 4,2 milhões
- Porto Itapoá: 4 milhões
- Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul: 2,54 milhões
- Portonave (Navegantes): 2,53 milhões
- Porto de Imbituba: 1,7 milhão
- Porto de Itajaí: 858 mil
Movimentação de TEUs
- Porto Itapoá: 366,6 mil TEUs
- Portonave: 263,6 mil TEUs
- Porto de Itajaí: 58,5 mil TEUs
- Porto de Imbituba: 29,5 mil TEUs