Maycon Vianna
Laguna
Laguna
Após garantir com exclusividade ao Notisul que vetará as emendas 1022 e 1023 sobre a viabilidade de urbanização da Praia do Gravatá, o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos (PMDB), confirmou que pretende finalizar a análise do projeto e encaminhá-lo ao legislativo até, no máximo, amanhã. A proposta foi feita pelos vereadores José Luiz Siqueira (PT) e Vilson Elias Vieira (PSDB)dentro do novo plano diretor do município.
“Continuo com a mesma posição, por mim não aprovarei estas emendas. Estive esta semana, em Florianópolis, e devo receber os documentos hoje (sexta-feira). Agora caberá aos vereadores aceitarem ou não esta sanção”, afirma Everaldo.
Para o prefeito, o local não pode ser alvo da urbanização. “Entendo que é uma área de preservação ambiental. Minha posição já era contrária e recebi uma recomendação do Ministério Público, tanto estadual como federal, para vetar e, assim, evitar um processo judicial”, ressalta.
Caso o veto seja confirmado pelo chefe do executivo nos próximos dias, o projeto volta para a apreciação dos vereadores. Entre as emendas mais polêmicas do novo plano diretor estão as que prevêem a permissão para construir habitações, como casas e loteamentos no Gravatá. A proposta da viabilidade de uma possível urbanização na área do morro da Praia do Gravatá, em Laguna, foi aprovada por oito votos a cinco em sessão tumultuada na Câmara de Vereadores da Cidade Juliana.
Entenda o caso
O plano diretor da Cidade Juliana foi alvo de manifestações da população sempre que o assunto foi colocada na pauta da sessão da Câmara de Vereadores. Pessoas contrárias aos projetos estiveram na sede do legislativo para protestar e tentar impedir a votação das emendas.
Na sessão do dia 28 do mês passado, sob forte esquema da Polícia Militar, a maioria dos vereadores aprovou os 11 projetos de lei do plano diretor, que estavam em segunda votação. A polêmica sessão foi realizada com intensas manifestações populares em frente à sede do legislativo. No dia, algumas pessoas foram impedidas de entrar no plenário devido a limitações em funções de normas de segurança do Corpo de Bombeiro.
Moradores de Laguna mobilizam-se
Um movimento de moradores de Laguna, que iniciou nas redes sociais, buscou sensibilizar o poder legislativo quanto à importância da delimitação do Aquífero da Praia Grande, o qual abastece as famílias de pescadores do Farol de Santa Marta, e a criação do Parque Municipal da Praia do Gravatá, ambos ameaçados pela ocupação urbana.
Entre as propostas apresentadas estão: garantir o título de Parque Municipal Ambiental da Praia do Gravatá, desenvolver o ecoturismo com trilhas ecológicas nesta região, criar ações socioambientais e promover a urbanização ordenada.
Recuperação de rodovias
O prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, esteve em Florianópolis na última quinta-feira também para garantir recursos junto ao governo para a manutenção dos acessos à Cidade Juliana, principalmente para a temporada de verão. As estradas da Praia do Sol, Cigana, Gi e do acesso da BR-101 à Barbacena receberão melhorias.
“Já discutimos os valores deste investimento com o Eduardo (vice-governador do estado). Com estas obras, garantimos mais segurança aos nossos turistas e, consequentemente, um aumento na nossa economia”, confirma.
Amanhã, às 10 horas, Eduardo Pinho Moreira (PMDB) visita Laguna para assinar a ordem de serviço para o início das obras de dragagem da bacia dos Campos Verdes, uma reivindicação antiga dos moradores daquela localidade.

