FOTOS Fapesc Divulgação
Em um dia dedicado à valorização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) em Santa Catarina, o Governo do Estado entregou, na segunda-feira (15), o Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer. A iniciativa, realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), reconheceu 22 pessoas, empresas e instituições que se destacaram ao longo de 2025 por transformar conhecimento em resultados concretos para a sociedade.
A premiação contemplou representantes do ecossistema catarinense de CTI em oito categorias. Entre os destaques da região Sul do estado, a coordenadora de TI da Fundação InoversaSul, Tatiane dos Santos Leal, conquistou o segundo lugar na categoria Inovação de Impacto Socioambiental, com o projeto Anjo Cidadão, desenvolvido em Tubarão.
Além de Tatiane Leal, a região Sul teve ainda outros três destaques: com a SATC (Criciúma), Luciana Flor Correa (Tubarão) e Alexandre Gonçalves Dal Bó (Forquilhinha).
Premiação garante acesso a edital exclusivo de fomento
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam placas e certificados. Já os vencedores das categorias principais terão acesso a um edital exclusivo de fomento, com recursos de até R$ 100 mil por projeto. Ao todo, o investimento previsto é de R$ 800 mil, voltado ao fortalecimento e à continuidade das iniciativas premiadas.
Durante a solenidade, a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, destacou a relevância do prêmio para o desenvolvimento do estado.
“Essa premiação simboliza o que Santa Catarina tem de mais valioso: as pessoas. Pessoas que transformam conhecimento em soluções, ideias em oportunidades e inovação em desenvolvimento concreto que melhora a vida da nossa gente”, afirmou.
Marilisa reforçou ainda que o Governo do Estado mantém o compromisso permanente com a ciência, a pesquisa e a inovação como estratégia de desenvolvimento econômico e social.
Inovação já representa 8% do PIB catarinense
O secretário adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Nícola Martins, ressaltou que a premiação reconhece quem impulsiona a economia catarinense por meio da inovação.
“Hoje, 8% do PIB de Santa Catarina vem da tecnologia e inovação, e logo chegaremos aos 10%, que é o sonho do nosso governador”, destacou.
Segundo Martins, a criação da SCTI, em conjunto com a Fapesc, teve como objetivo levar ciência, tecnologia e inovação a todas as regiões do estado.
Fapesc destaca potencial catarinense em pesquisa e inovação
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, enfatizou a diversidade e a qualidade dos projetos inscritos no prêmio.
“As soluções e projetos demonstram o enorme potencial do pesquisador, do empreendedor e das instituições catarinenses. Hoje mostramos o reconhecimento do Governo do Estado e abrimos novas possibilidades de recursos para dar continuidade a esse movimento”, afirmou.
Vencedores do Prêmio Inovação Catarinense 2025
Agente de Inovação
1º Leandro Piazza dos Santos – 49 Educação Ltda (Florianópolis)
2º Jacques Mick – UFSC (Florianópolis)
3º Alexandre Gonçalves Dal Bó – DW Consultoria & Soluções em Química Ltda (Forquilhinha)
Pesquisador(a) Inovador(a)
1º Dachamir Hotza – UFSC (Florianópolis)
2º Oscar Rubem Klegues Montedo – Unesc (Criciúma)
3º Flares Baratto Filho – FURJ (Joinville)
Mestre(a) ou Doutor(a) Inovador(a)
1º Bianka Cappucci Frisoni – Univali (Balneário Camboriú)
2º André Brito Salustiano – Udesc (Florianópolis)
Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) Inovadora

1º Fernando Luiz Zancan – Satc (Criciúma)
2º Vincenzo Francesco Mastrogiacomo – Unochapecó (Chapecó)
3º Valdir Cechinel Filho – Univali (Itajaí)
Inovação em Produto
1º Rubens Marschalek – Epagri (Itajaí)
2º Alexandre Bach Trevisan – Casan (Florianópolis)
3º Angela Malheiros – Emulsicare Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda (Itajaí)
Inovação em Processos de Negócio
1º Rafael Celuppi – Kemia Tratamento de Efluentes Ltda (Chapecó)
2º Dylan Thomas Amandio – Apidae Consultoria Técnica Ltda (São José)
Inovação de Impacto Socioambiental

1º Gustavo Francisco Zenaro – MyVos (Joaçaba)
2º Tatiane dos Santos Leal – Fundação InoversaSul (Tubarão)
3º Maitê Sant’ana Vieira – Sanapp (Florianópolis)
Mulher Inovadora Catarinense

1º Flávia Vanelli – Ratorói (Jaraguá do Sul)
2º Patrícia Zigoski Uchoa – Nório Nanotecnologia Ltda (Joinville)
3º Luciana Flor Correa Felipe – (Tubarão)
Prêmio é entregue desde 2008
Criado pela Lei Catarinense de Inovação nº 14.328/2008, o Prêmio Inovação Catarinense reconhece iniciativas que convertem conhecimento em produtos, processos e serviços já implementados, com impacto direto no desenvolvimento do estado.
A honraria leva o nome de Caspar Erich Stemmer (1930–2012), referência nacional na área de inovação, educação e desenvolvimento tecnológico. Stemmer teve papel fundamental na consolidação da Engenharia Mecânica da UFSC, foi reitor da universidade e atuou em programas estratégicos do Governo Federal, deixando um legado marcante para a ciência brasileira.

