LAGUNA
Como são bases diferentes, muitas pessoas não sabem a verdadeira importância e necessidade das dunas nas praias. Alguns turistas reclamam e acham que elas tiram “a vista” do mar. Não imaginam que são fundamentais para todo o ecossistema litorâneo e que sem elas as praias não se sustentarão por muitos anos.
No verão, quando milhares de turistas visitam as praias de Santa Catarina, as dunas costumam sofrer com o pisoteamento sobre a vegetação de restinga e até tráfego ou estacionamento de veículos.
A vegetação de restinga que fica sob as dunas, como as da região Norte da Praia do Mar Grosso, em Laguna, é área de preservação permanente, ou seja, deve obrigatoriamente ser mantida. Qualquer dano é caracterizado crime ambiental, sujeito a multa – e pesada.
A restinga é um ecossistema fundamental na contenção do avanço do mar, no combate à erosão e às enchentes, protege a orla e é o habitat para diversas espécies da fauna local.
Na semana passada, a Guarda Municipal de Laguna notificou donos de veículos que estavam estacionados em cima de dunas na região dos Molhes da Barra. Alguns foram removidos pelo guincho e os proprietários podem responder por crime ambiental.
De acordo com a legislação é dever do município ordenar, fiscalizar o trânsito e promover a preservação do meio ambiente.
Entenda a importância das dunas:
• Protegem as estruturas urbanas (posto de guarda-vidas, estrada, etc.) diante da força das ressacas marítimas, das marés e da erosão costeira;
• Mitiga a erosão pluvial (água da chuva), fazendo com que a água escoe para a praia de forma mais lenta;
• Manutenção da largura da faixa de areia da praia (sem dunas frontais, não há deposição de areia, e sim erosão, reduzindo a largura da faixa de areia da praia);
• Reposição de areia nas bancadas das praias, favorecendo a formação de boas ondas para a prática do surfe (que gera qualidade de vida para a comunidade local e atrai o turismo e o comércio);
• Melhora as condições estéticas e paisagísticas da praia;
• Relaciona a região com conceitos como: organização, preservação, respeito ambiental, etc., aumentando o valor turístico e o reconhecimento do trabalho da gestão municipal;
• Mantém o ecossistema (habitat) para diversas espécies da fauna local.