A entrada de uma massa de ar seco e frio garante dias de céu aberto e temperaturas mais baixas em Santa Catarina. A partir desta quarta-feira (10), o estado terá manhãs geladas, tardes ensolaradas e risco moderado para agitação marítima.
Quarta-feira de frio pela manhã e sol à tarde
Nesta quarta (10), as temperaturas no amanhecer ficam abaixo de 10°C no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Serra da Grande Florianópolis. No litoral, as mínimas variam entre 10°C e 15°C.
Apesar do frio matinal, o predomínio do sol permite elevação das temperaturas, que passam dos 20°C e podem chegar perto dos 30°C no Extremo Oeste.
No litoral, o mar permanece agitado, com ondas de 2 a 3 metros e risco moderado para agitação marítima.
Quinta-feira ensolarada com grande amplitude térmica
Na quinta-feira (11), o sistema de alta pressão mantém o tempo firme. Nas áreas litorâneas ainda pode haver algumas nuvens, mas sem previsão de chuva.
O dia será marcado por grande amplitude térmica: mínimas entre 5°C e 10°C no Meio-Oeste e Planaltos, e entre 10°C e 16°C nas demais regiões. À tarde, os termômetros sobem e podem se aproximar dos 30°C no Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Sexta-feira com reforço do ar frio
Na sexta-feira (12), a massa de ar frio ganha intensidade, trazendo temperaturas ainda mais baixas. O tempo segue ensolarado no Oeste e Planaltos, e no Litoral e Vale do Itajaí o sol aparece entre nuvens.
No amanhecer, os termômetros marcam entre 3°C e 10°C no Meio-Oeste e Planaltos, e entre 7°C e 14°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam entre 24°C e 28°C no Oeste, não passando dos 23°C em grande parte do estado. Nos pontos mais altos da Serra, as temperaturas não ultrapassam os 15°C.
Tendência para o fim de semana
No sábado (13), o tempo se mantém firme no Grande Oeste. Já entre os Planaltos e o Litoral, a circulação marítima aumenta a nebulosidade e pode provocar chuva fraca e isolada, intercalada com períodos de melhoria.
No domingo (14), o tempo volta a ficar instável em todas as regiões. No Litoral e Planaltos, a circulação marítima mantém as condições para chuva fraca. No Grande Oeste, um sistema de baixa pressão pode provocar pancadas de chuva e temporais isolados.