segunda-feira, 4 agosto , 2025

Primeira bebê de proveta do mundo completa 40 anos

Há 40 anos, Louise Brown é conhecida por ser o primeiro bebê do mundo a nascer através de fertilização in vitro, um método inovador na época que deu esperança a milhares de casais inférteis. 

A notícia do nascimento de Louise Brown, no dia 25 de julho de 1978, em Oldham, uma cidade do interior de Inglaterra, correu o mundo e gerou grandes debates acerca da nova técnica de reprodução assistida desenvolvida pelos cientistas Patrick Steptoe e Bob Edwards, que recebeu o Prêmio Nobel da Medicina em 2010.

Ao longo da vida, Louise Brown, que já trabalhou como enfermeira e é atualmente funcionária dos correios, tem contado a sua história em várias organizações e participado em vários eventos.

Em dezembro de 2006, Louise deu à luz ao primeiro de dois filhos, concebido por vias naturais. Antes dela, a sua irmã Natalie, que também nasceu através da fertilização in vitro, teve o seu primeiro filho sem recorrer a técnicas de reprodução assistida, colocando um fim às dúvidas sobre se os bebês gerados em laboratório podiam conceber crianças pela via natural.

Numa entrevista à agência Lusa, quando fez 37 anos e lançou um livro sobre a sua vida, Louise Brown reconheceu que não foi fácil crescer debaixo dos holofotes, mas disse acreditar que valeu a pena e aconselhou os casais a nunca desistirem do sonho de serem pais.

Louise contou que, quando tinha quatro anos, os pais mostraram-lhe o filme do seu nascimento: “Eles fizeram-no porque em breve eu ia para a escola e receavam que as outras crianças mencionassem o assunto. E também porque sabiam que a mídia iria tentar me fotografar na escola e queriam me contar a razão desse interesse”.

Os pais de Louise – Leslie e John Brown – tentaram engravidar durante nove anos, sem sucesso. Coube à equipa de Patrick Steptoe e Bob Edwards proporcionar-lhes um filho através de um método então inovador que tinham desenvolvido na década anterior: a Fertilização In Vitro (FIV), que consiste na junção em laboratório dos óvulos com os espermatozoides, e posterior transferência dos embriões para o útero.

“Os meus pais me contaram que fui concebida de uma forma diferente das outras pessoas. Não tenho a certeza de ter entendido tudo na altura, mas tomei consciência de que era uma coisa diferente e que eu tinha sido a primeira no mundo”, acrescentou.

Assim que nasceu, Louise foi sujeita a “todos os tipos de exame” para avaliarem se era perfeitamente normal. “E eu era!”, afirmou. “Desde então, as pessoas aceitaram que ser concebida In Vitro não faz qualquer diferença para um ser humano”, disse.

Louise Brown realçou alguns dos aspectos positivos que resultaram do seu pioneirismo. “Adoro viajar e conhecer pessoas FIV – especialmente pequenos bebês – e é muito frequente as pessoas me abordarem e agradecerem por ter sido a primeira”.

“Francamente, acho que os verdadeiros pioneiros foram os meus pais e a equipe de Patrick Steptoe e Bob Edwards. Eu sou apenas o resultado do seu trabalho”, declarou.

Desde o nascimento de Louise, outras oito milhões de crianças vieram ao mundo com a ajuda da ciência, nomeadamente de técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA) como a FIV.

Continue lendo

Prisão domiciliar de Bolsonaro: ataque à liberdade de expressão e à Constituição

FOTO Agência Brasil Reprodução Notisul A recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao determinar a prisão domiciliar do ex-presidente...

URGENTE: Moraes decreta prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão...

Pelo Estado – Manifestação une filhos de Bolsonaro em SC

 No último domingo, 3, boa parte da população catarinense saiu às ruas em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e para pedir anistia aos presos...

Moraes impõe tornozeleira eletrônica a Marcos do Val

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o senador Marcos do Val (Podemos-ES) passe a usar tornozeleira eletrônica a...

Associação contesta no STF lei catarinense que impõe restrições a pitbulls em SC

A Associação Intercontinental de Cinofilia (AIC) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei e o...

Governo anuncia investimento de R$ 2,4 bi em equipamentos de saúde para o SUS

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (4) um investimento de R$ 2,4 bilhões na compra de mais de 10 mil equipamentos de saúde destinados...

Mercado reduz previsão da inflação para 5,07% em 2025

A projeção do mercado financeiro para a inflação oficial de 2025 caiu pela décima semana consecutiva, passando de 5,09% para 5,07%, conforme divulgado nesta...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp