FOTO PMA Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A Secretaria de Educação de Araranguá, por meio da Escola de Formação, promoveu em setembro uma capacitação para professores de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro teve como foco o papel dos gêneros textuais no processo de aprendizagem e sua relevância para o fortalecimento das habilidades de leitura e escrita, com o objetivo de contribuir para alcançar um IDEB de excelência.
Reflexões sobre gêneros e literatura
Os formadores Simone Leandro e João Vitor Mendes, embasados em autores como Mikhail Bakhtin e Luiz Antônio Marcuschi, conduziram reflexões sobre gêneros, literatura e tipos textuais.
“Os gêneros textuais são fundamentais na leitura e produção, pois influenciam como interpretamos e criamos textos, sendo essenciais para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita”, destacaram os formadores.
Dinâmica “Fato ou Fake”
O encerramento da formação contou com a atividade interativa “Fato ou Fake”, que utilizou elementos de gamificação para identificar características dos gêneros, incentivar a leitura e promover a análise coletiva de textos.
A metodologia, além de dinâmica, possibilitou que os professores levassem a prática para suas salas de aula, replicando a experiência com os estudantes.