Na tarde de segunda-feira (26), profissionais das áreas de assistência social, saúde e educação participaram da palestra “Violência, Trauma e Escuta Especializada Crianças/Adolescentes”, no auditório da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SASMF), em alusão ao Maio Laranja. A atividade foi conduzida pela psicóloga e neuropsicóloga Gisele Pickler, coordenadora do Serviço Família Acolhedora.
Palestra abordou tipos de violência e impactos no desenvolvimento infantil
Durante a palestra, Gisele Pickler explicou os diferentes tipos de violência que podem atingir crianças e adolescentes:
- Violência física
- Violência psicológica
- Violência sexual
- Violência patrimonial
- Violência institucional
Além disso, destacou os impactos dessas violências no cérebro e no desenvolvimento infantil, reforçando a necessidade de atenção aos sinais de alerta que podem indicar situações de abuso.
Importância da educação e dos serviços da rede de proteção
A palestrante enfatizou o papel essencial da educação na prevenção e identificação de casos de violência. Foram apresentados os principais serviços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) e como funcionam as ações em rede para proteger vítimas ou testemunhas de violência.
Também foi discutido o conceito e a aplicação da Escuta Especializada, conforme estabelece a Lei Nº 13.431, que visa humanizar e proteger crianças e adolescentes em situação de violência.
Ministério Público destaca atuação na proteção infantojuvenil
A promotora de Justiça Cândida Antunes Ferreira, da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Tubarão, participou do evento e falou sobre o funcionamento da rede de proteção e a atuação do Ministério Público. Ela ressaltou a importância do fortalecimento do trabalho integrado para garantir os direitos e a segurança de crianças e adolescentes.