Tubarão
O programa ambiental da Unisul surge como um processo de conscientização para reverter ou, pelo menos, tentar minimizar as agressões do homem ao meio ambiente. O trabalho envolve desde pesquisa até o gerenciamento ambiental no campus. O programa é formado pelos projetos Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Geossistema, Inventário, Florístico, Inventário da Entomofauna e Tratamento de Efluentes.
A gestão de Resíduos Sólidos é a primeira ação a ser realizada. A coleta seletiva é implantada na universidade. O objetivo é reduzir o volume de lixo e material colocado nas lixeiras.
“Nesta primeira fase, vamos organizar a seleção e o destino dos resíduos. Desejamos que as pessoas analisem o que pode ser reutilizado”, afirma Márcia Neu, assistente pedagógica e coordenadora do programa.
Mary Dreher, engenheira de segurança do trabalho da Unisul, de Tubarão, destaca a prevenção ambiental como parte importante na formação do cidadão. “Espero que ocorra uma mudança de valores”, acredita.
Segundo a bióloga da Unisul, Kátia Teresinha Mateus Mazzuco, a educação ambiental é um processo. “Esta é uma pequena transformação que faz a diferença. É importante que ocorra com todos os setores da Unisul”, enfatiza.
A coleta seletiva passará em todos os setores da Unisul até o fim deste mês para fazer a entrega das caixas e dar dicas sobre a educação ambiental.
