Alunos e professores comemoram a avaliação positiva do curso
Tubarão
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, que compreende os cursos de doutorado e mestrado da Unisul campus Tubarão e Grande Florianópolis, conquistou o conceito 5 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A conquista garantiu o padrão excelência nacional ao PPGCL.
Os dados fazem parte da Avaliação Quadrienal 2017, que abrangeu 4.175 programas de pós-graduação e seus 6.303 cursos em 49 áreas de conhecimento. A análise leva em conta cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.
Na última avaliação em 2013, o curso foi conceituado com a nota 4. A partir de então, o objetivo do programa era melhorar o conceito e subir para 5. “Quem está no ramo da pós-graduação sabe o quanto os critérios de avaliação da Capes são exigentes. Sabíamos do nosso potencial, mas isso precisava ser reconhecido pelos pares. Nesta avaliação foi justamente isso que ocorreu, o que me enche de orgulho”, conta o coordenador do programa, professor Fábio José Rauen.
As comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira.
A vice-coordenadora do PPGCL, professora Nadia Neckel, acompanha a história do programa desde 2002, quando ingressou no curso de mestrado, e destaca que a equipe acredita muito no que faz e trabalha com afeto. “Hoje, como docente, posso afirmar que trabalhar, pesquisar e aprender entre amigos transforma os desafios em oportunidades”, ressalta.

