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Projeto da rodovia será apresentado

Maycon Vianna
Tubarão
 
São 4,53 quilômetros de extensão em uma nova e moderna estrada que ligará a BR-101 (trevo norte de acesso a Tubarão) à SC-370, no bairro São Martinho. Técnicos da empresa Esse Engenharia finalizaram entre o fim de março e início deste mês o projeto da rodovia estadual Ivane Fretta Moreira. Enfim, ele será apresentado, hoje, à comunidade, na visita do governador Raimundo Colombo (PSD), na Associação Empresarial de Tubarão (Acit). Colombo também lançará o edital de licitação de implantação da rodovia.
 
“Os recursos já estão definidos no valor de R$ 58 milhões. Será toda duplicada e as licenças ambientais já estão protocoladas na Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Conseguimos acelerar todos os processos. Cerca de 30 a 40 dias. Este é o prazo para conhecemos a empresa que executará a obra em 24 meses”, revela o assessor político do vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), Paulo Althoff.
 
Primeiramente, os representantes da empresa realizaram um estudo hidrológico do local em que a rodovia será construída. Uma das informações levantadas é que há presença de um dique para que, em época de cheias do Rio Capivari, evite o alagamento das áreas de arroz na Fazenda Guglielmi, nos arredores da futura rodovia.
 
Na parte dos estudos geotécnicos, por exemplo, foi apontado que os solos compreensíveis (moles) têm várias perfurações.
 
Em relação à parte de engenharia destacam-se os seguintes dados: quatro pistas de rolamento com 3,5 metros (pista dupla), ciclovia de 2,5 metros, um canteiro central de 3,5 metros iluminado, acostamento de dois metros e uma ponte sobre um canal retificado. A velocidade permitida em determinados trechos será entre 40 a 80 quilômetros por hora. A rodovia terá, ainda, dois pontos de ônibus, que já estão incluídas no projeto.
 
Licitação será aberta hoje
A confirmação da abertura do edital ocorreu no fim do mês passado. O governador Raimundo Colombo (PSD) estará na Cidade Azul hoje para o evento, juntamente com outros representantes do poder executivo estadual, como o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller.
De acordo com dados divulgados por representantes do Deinfra, o objetivo desta obra é minimizar o fluxo de veículos na BR-101, que trafegam entre Palhoça até a divisa de Tubarão com Jaguaruna, além de também reduzir o número de carros que se deslocam pela SC-370, uma das mais movimentadas e esburacadas do estado.
A elaboração do projeto ficou decidida após novembro do ano passado, quando o deputado estadual, então governador em exercício, Joares Ponticelli (PP) garantiu, durante a assinatura da estadualização desta nova estrada, que a rodovia Ivane Fretta Moreira teria atenção especial no sul do estado.
 
 
 
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