FOTO: PMT Divulgação, Notisul
Neste sábado (20), a Praça do Passo do Gado, em Tubarão, será palco do projeto “Pra Fora”, que promove o acesso gratuito à arte em espaços públicos. A ação acontece das 14h às 18h e distribui obras de cinco artistas visuais diretamente ao público.
A proposta é oferecer uma experiência de interação com as obras e permitir que o público leve os trabalhos para casa, de forma gratuita. O projeto percorre oito praças de Tubarão, levando arte para além das galerias e rompendo com a lógica tradicional de mercado.
Arte acessível e em circulação
O “Pra Fora” conta com a participação dos artistas Elisa Corrêa, Idezio Júnior, JB Guedes, Liz Flauzino e Ana Zanette, que criaram trabalhos inéditos especialmente para a ação. As obras, impressas em papel, são exibidas em mobiliários expositivos que integram o espaço da praça e convidam o público à interação.
Cada artista propõe uma reflexão diferente, mantendo sua linguagem individual:
Elisa Corrêa ilustra espécies de plantas coletadas nas praças visitadas.
Idezio Júnior produz um quadrinho sobre a imigração contemporânea em SC.
JB Guedes apresenta um jogo de tabuleiro ilustrado sobre preservação ambiental.
Liz Flauzino exibe um cartão postal expandido com fotografia e vídeo poético.
Ana Zanette propõe um baralho poético para ser recortado e reinventado pelo público.
Arte para todos nos espaços públicos
Segundo a artista Ana Zanette, o objetivo é ampliar o acesso à produção artística contemporânea e transformar as praças em espaços de conexão, criação e pertencimento.
“A ideia é romper com o espaço fechado e levar arte para um público que normalmente não teria acesso. É arte como encontro comunitário”, destaca Ana.
O projeto esteve programado também para a Praça Orlando Francalacci, na Rua Lauro Müller, com participação dos alunos da ATIDEV (Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual). No entanto, devido ao mau tempo, a ação foi transferida para quarta-feira (24), a partir das 13h30.
Política pública de incentivo à cultura
A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.