Tubarão
Com mais de 19 mil internações ao ano, uma medida adotada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, tem reforçado a segurança no atendimento. As pulseiras de identificação do paciente já fazem parte do dia a dia da instituição desde setembro de 2011. O objetivo é garantir a correta identificação do internado, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes.
Antes do início de qualquer procedimento, a identidade do paciente é conferida, no intuito de evitar erros decorrentes da confirmação verbal ou mesmo da não identificação do paciente, auxiliando na redução e controle de riscos.
As pulseiras são confeccionadas individualmente, no momento da internação, e nela constam informações como nome do hospital, nome do enfermo, número de atendimento da internação, data de nascimento do paciente, entre outras.
A coordenadora da portaria do hospital, Jaqueline Silva de Sousa, afirma que é imprescindível esclarecer ao paciente e seu acompanhante quanto à importância do uso desse identificador. “É necessário explicar o propósito das pulseiras, que é garantir que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina”, ressalta.
A medida integra o Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde. As pulseiras são confeccionadas individualmente, com impressão de código de barras e letras à prova de água e outros líquidos, e colocadas no pulso do paciente.

