terça-feira, 5 agosto , 2025

Pura emoção sem sair do lugar!

Zahyra Mattar
Tubarão

Santa Catarina tem ganhado espaço entre os polos de tecnologia e inovação do Brasil nos últimos anos devido ao pioneirismo de diversas empresas, produtos e serviços oferecidos. 

O estado é o quarto do país com mais empresas que desenvolvem jogos virtuais, conforme o primeiro censo sobre a indústria de jogos digitais, publicado ano passado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A Rilix, empresa especializada em realidade virtual sediada em Balneário Camboriú, é um exemplo de sucesso no setor. Fundada há pouco mais de um ano, seus 15 colaboradores estão focados no desenvolvimento de um produto inédito no país: uma montanha-russa virtual.

O brinquedo já é realidade no mercado nacional. Desde o lançamento do Rilix Coaster, já foram vendidas cerca de 50 unidades, instaladas em mais da metade dos estados do Brasil, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

No país, mais de 100 mil pessoas, de diversos públicos, já testaram o simulador. “O próximo passo é estender esse sucesso ao mercado internacional”, vibra Lennon Romano Bisolo, sócio-fundador da Rilix. A primeira atitude para isso será a participação da empresa em uma das mais badaladas feiras para parques de diversões do mundo, a Attractions Expo 2015.

Organizada pela International Association of Amusement Parks and Attractions – IAAPA (Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações), a feira ocorre entre os dias 17 e 20 de novembro, em Orlando, nos Estados Unidos. E a Rilix será o Brasil e Santa Catarina por lá!

O desenvolvimento de uma ideia

Lennon Romano Bisolo é professor do curso de design de jogos e entretenimento da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), mestre em computação e um amante de games desde a infância. Franco Gonçalves é um profundo conhecedor em eletrônica, capaz de construir equipamentos diferenciados, e talentoso gestor.

Da união de esforços surgiu uma ideia: criar um brinquedo totalmente inovador com a utilização de um óculos de realidade virtual de última geração lançado há pouco mais de um ano por uma empresa norte-americana.

Após muita pesquisa, a primeira tentativa foi a criação de um ousado simulador de asa delta. “O público dependurava-se em uma asa-delta real e experimentava todas as sensações através dos óculos”, lembra Franco. 

O equipamento chegou a ser apresentado com sucesso em uma feira catarinense. Mas o detalhamento técnico exigido para o voo e dificuldades práticas, como o tamanho e o peso da asa para o transporte, fizeram com que eles buscassem um brinquedo mais simples de usar, portátil e de fácil operacionalização.

“Queríamos algo que fosse empolgante e inovador, diferente de tudo que já existia no mercado. Após muita pesquisa, chegamos ao Rilix Coaster, o simulador de montanha russa com realidade virtual”, detalha Lennon.

A tecnologia de realidade virtual empregada no projeto é uma das coisas que chama a atenção. São equipamentos que ainda não estão disponíveis no varejo. “Tudo isso aliado a softwares específicos e bem polidos para garantir uma excelente experiência ao público”, assegura Franco.

Rilix Coaster: um case de sucesso
Pouco mais de um ano após a fundação, o simulador de montanha russa desenvolvido pela Rilix está em diversos estados do país, como Amazonas, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. 
Para quem deseja investir nessa ideia, o brinquedo custa R$ 44 mil e, segundo relatos de clientes, a lucratividade do Rilix Coaster pode chegar a mais de R$ 30 mil por mês – o que possibilita o retorno do investimento em apenas dois meses.
• O Rilix Coaster é um simulador de montanha russa completo que alia hardware sincronizado com software de realidade virtual que proporciona 100% de imersão. Para ficar ainda mais eletrizante, o carrinho gera vibrações em momentos de alta velocidade.

Os cenários
São 17 cenários que vão de nevascas, passando por montanhas tropicais a praias, além de guerras e ficção científica. Com o uso dos óculos, é possível ver todos os detalhes em 360º.




 

Continue lendo

Portal Notisul recebe moção de aplauso pelos 25 anos de atuação

FOTO Câmara de Vereadores Divulgação Notisul Homenagem foi aprovada por unanimidade na Câmara de Tubarão nesta segunda-feira (4) e reconhece o papel do portal na...

Jovens desenvolvem projetos que ajudam na prevenção e tratamento de queimaduras

FOTOS Divulgação Notisul Estudantes do ensino médio à pós-graduação se destacam com iniciativas que educam e oferecem novas alternativas para tratar vítimas de queimaduras. Da universidade...

Imbituba realiza 1º Feirão de Empregos nesta quarta (7)

Evento promovido pelo Sine-SC e Prefeitura oferece oportunidades no setor portuário e diversos serviços gratuitos à população. Porto de Imbituba apoia ação para fortalecer mercado...

Aprovado projeto que reforça busca por pessoas desaparecidas em SC

FOTO Divulgação Notisul Proposta do deputado Mário Motta garante mais agilidade nas buscas, uso de tecnologia e apoio psicológico às famílias catarinenses. Lei agiliza localização de...

Prisão domiciliar de Bolsonaro: ataque à liberdade de expressão e à Constituição

FOTO Agência Brasil Reprodução Notisul A recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao determinar a prisão domiciliar do ex-presidente...

URGENTE: Moraes decreta prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão...

Pelo Estado – Manifestação une filhos de Bolsonaro em SC

 No último domingo, 3, boa parte da população catarinense saiu às ruas em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e para pedir anistia aos presos...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp