FOTO Renata Haddad / Divulgação Notisul
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A história de Renata Haddad mostra como experiências pessoais podem se transformar em ações concretas para promover a inclusão. Mãe de Matheus, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Renata encontrou nos próprios desafios o impulso para construir caminhos mais humanos e eficazes na educação inclusiva.
Aos 18 meses, Matheus apresentava atraso na fala, movimentos repetitivos e crises intensas de choro. Os sinais, inicialmente interpretados como birras, passaram a preocupar a família após observações feitas pela escola. O diagnóstico de autismo foi confirmado por laudo médico quando ele tinha três anos e meio.
O diagnóstico como ponto de virada
Segundo Renata, a confirmação do TEA não significou perder o filho que imaginava, mas reorganizar expectativas e compreender um novo percurso de desenvolvimento.
“O diagnóstico não define quem a criança é. Ele funciona como uma bússola, que orienta intervenções e apoios adequados”, afirma.
A maior dificuldade, naquele momento, foi encontrar profissionais que enxergassem Matheus para além do diagnóstico, respeitando sua singularidade e potencial.
Da vivência pessoal à criação de uma clínica multidisciplinar
A escassez de atendimentos verdadeiramente integrados motivou Renata a transformar sua experiência em ação. Assim nasceu a Pluralità, clínica multidisciplinar e assessoria em educação inclusiva que reúne atendimento terapêutico, formação de professores e consultoria escolar.
Cada avanço de Matheus — como o início da fala aos quatro anos — reforçou a importância da empatia, da intervenção precoce e do olhar individualizado.
Atendimento clínico e formação educacional
Hoje, a Pluralità atua com uma abordagem baseada em evidências científicas, oferecendo serviços como:
Psicologia
Fonoaudiologia
Terapia ABA
Terapia ocupacional
Psicopedagogia
Orientação familiar
Além do atendimento clínico, a clínica desenvolve Planos Educacionais Individualizados (PEI/PDI), trabalha o desenvolvimento de funções executivas e promove programas de formação continuada para professores e gestores escolares.
Formação e atuação profissional
Renata Haddad é pedagoga, neuroeducadora, neuropsicopedagoga, especialista em educação inclusiva e analista do comportamento. Atualmente, é mestranda em Neurociência e atua diretamente na capacitação de educadores, elaboração de projetos pedagógicos inclusivos e desenvolvimento de atividades interdisciplinares.
Impacto que vai além da família
A trajetória de Renata e Matheus evidencia como amor, resiliência e conhecimento especializado podem reescrever histórias individuais e impactar vidas em larga escala. Ao unir ciência, educação e vivência pessoal, a iniciativa contribui para ambientes escolares mais acolhedores, estruturados e preparados para a diversidade.

