FOTOS Mídias Sociais PMRv Reprodução Notisul
Uma queda de barreira bloqueou totalmente a SC-110, na Serra do Avencal, em Urubici, no início da tarde deste domingo (24). O deslizamento ocorreu por volta do meio-dia, após as fortes chuvas que atingiram a região, acumulando 84 milímetros em 24 horas, segundo a Defesa Civil. A rodovia chegou a ser liberada às 14h20, mas voltou a ter o tráfego em meia pista, no km 381, após novo deslizamento registrado às 16h17.
Outras cidades registram ocorrências devido à chuva
Além de Urubici, outras regiões de Santa Catarina também foram afetadas entre sábado (23) e domingo (24):
Curitibanos (Oeste): queda de muro entre duas residências; famílias precisaram deixar as casas.
SC-120, em Curitibanos: pedra foi removida do km 237,3; local sinalizado e em manutenção pela SIE.
Serra do Rio do Rastro: interdição temporária por queda de barreira, já liberada.
Lages: pontos de alagamento em vias, sem registro de desalojados ou desabrigados.
Defesa Civil emite alerta para deslizamentos
A Defesa Civil informou que cerca de 50 cidades da Serra, Litoral Sul e Meio-Oeste entraram em alerta amarelo neste domingo (24). A combinação de uma frente fria com sistema de baixa pressão traz risco de novos deslizamentos, alagamentos e rajadas de vento entre 60 e 75 km/h. A recomendação é evitar deslocamentos em áreas de risco e acionar o sistema de alertas da Defesa Civil no celular para receber notificações em tempo real.
Frio intenso agrava risco de doenças
Além da chuva persistente, as temperaturas despencaram em todo o estado. As mínimas variaram entre 5°C e 12°C, e as máximas não passaram de 15°C neste domingo. A Defesa Civil alertou para risco elevado de hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, pedindo atenção especial com idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade.