Foto de Gonzalo Facello na Unsplash
O ex-tenista Rafael Nadal é um dos maiores nomes da história do tênis. Ele ficou conhecido como o ‘Rei do Saibro’, conquistando 63 dos seus 92 títulos em quadras de terra, sua superfície favorita.
O impacto do espanhol no mundo do tênis transcende as quadras e chega às modalidades de apostas esportivas, onde o seu desempenho dita tendências e probabilidades. Jogue com responsabilidade.
Ao longo da carreira, Rafael Nadal conquistou 22 títulos de Grand Slam, sendo 14 deles em Roland Garros, um recorde absoluto. Ele foi campeão na França em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e em 2022.
Porém, o ótimo desempenho do espanhol no saibro não se limitou a Roland Garros. Nadal venceu 484 partidas no saibro e perdeu apenas 51, alcançando um aproveitamento de 90,5%.
Além de Roland Garros, Rafa é também o maior campeão do ATP 500 de Barcelona (12 títulos) e dos Masters 1000 de Monte Carlo (11), Madri (5) e Roma (10), consolidando o apelido de ‘Rei do Saibro’.
Outros recordes de Nadal
Rafael Nadal acumula vários recordes em seu currículo, entre eles, de ser o tenista que mais venceu atletas que lideravam o ranking no momento do confronto. Foram 23 triunfos nessa condição, diante de Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray.
Outro feito do espanhol é ser o tenista que ficou mais tempo dentro do top 10 no ranking da ATP. Foram 912 semanas seguidas, entre 2005 e 2023.
O Rei do Saibro também tem a maior sequência de vitórias em uma mesma superfície, e não poderia ser em um piso diferente. Foram 81 vitórias entre abril de 2005 e maio de 2007, ocupando o posto de maior sequência da Era Aberta, entre homens e mulheres.
O astro do esporte também é quem mais venceu em um mesmo Grand Slam entre os homens, com 112 triunfos em Roland Garros. Dessa forma, a lenda só perde para Navratilova em Wimbledon, com 120 triunfos.
Em despedida, Nadal recebeu homenagem marcante
Antes da aposentadoria, Rafael Nadal não poderia deixar Roland Garros sem uma despedida digna, e ela aconteceu em uma data especial, marcando a sua primeira vitória no local.
Todos os torcedores receberam uma camisa escrita ‘Merci Rafa’ e a cerimônia ainda contou com o locutor oficial do torneio, Marc Maury, repetindo a apresentação dos anos em que Rafa foi campeão. Porém, ele não foi o único.
O suíço Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic e o britânico Andy Murray, que formaram o Big 4, ao lado de Nadal, se juntaram para a homenagem ao amigo.
Familiares do espanhol, ex-treinadores e também estrelas atuais, como Carlos Alcaraz, considerado o substituto, e a polonesa Iga Swiatek, também estiveram presentes.
“Vivi grandes momentos e tive grandes rivais, como Andy, Novak e, é claro, Roger. Nada seria possível sem essas rivalidades que nos fizeram melhorar a cada dia.”
“Ao povo francês, merci, la France, merci, Paris. Vocês me deram no fim da minha carreira o privilégio de carregar a tocha olímpica recebida das mãos de Zizou. Vocês me fizeram sentir como um francês”, discursou Nadal.
No final da cerimônia, Nadal ainda recebeu um troféu especial da Federação Francesa de Tênis chamado ‘Legend’, além de eternizar sua marca na quadra Philippe Chatrier, com seu nome e sua pegada gravados no local.