Tubarão
Ontem, em Brasília, o deputado federal Jorge Boeira (PT) reuniu-se com o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, e o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, a fim de, mais um vez, reivindicar celeridade às obras. Pagot anunciou que o lote 25, um dos mais atrasados na duplicação, deverá abrir mais duas frentes de trabalho em, no máximo, 30 dias.
Hoje, o consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco atua na abertura dos desvios para edificação do viaduto duplo de acesso a Capivari de Baixo e em duas passagens inferiores também na Capital termelétrica.
“Está descartado qualquer rompimento com empreiteiras neste momento. Isto porque teve um abençoado que, no momento de contratar as empresas, colocou que a multa rescisória é de 30% o valor da licitação. E que empresa vai querer perder isso? O cara entra na justiça comum e embarga tudo por anos. Já não temos mais meses para esperar, quem dirá anos”, pondera Boeira.
A esperada – e prometida – vistoria nas obras da BR-101 sul, articulada em abril, em Brasília, não deverá ocorrer. Em contrapartida, o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Edinho Bez (PMDB/SC), entrega na próxima segunda-feira, na assembléia legislativa, o relatório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre o andamento da duplicação da rodovia.
O documento será repassado ao deputado Valmir Comin (PP), presidente da comissão de transportes e desenvolvimento urbano do parlamento catarinense. “O relatório também será colocado à disposição da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que analisará tecnicamente o cronograma da obra”, antecipa Edinho.
Entrega de abaixoassinado da BR-101 será na terça-feira
O ministro dos transportes, Alfredo do Nascimento, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot, recebem na próxima terça-feira, em Brasília, o abaixoassinado feito em prol da agilidade nas obras de duplicação da BR-101 em Santa Catarina.
Os trabalhos iniciaram, efetivamente, em 2005. Hoje, seis anos após, há apenas quatro dos nove lotes de obras com as pistas 100% duplicadas. Destes quatro, em alguns, caso do 24, entre Garopaba e Imbituba, ainda são feitos acabamentos.
O documento será entregue pelo governador Raimundo Colombo (DEM) e pelo presidente da câmara de vereadores de Criciúma, Antônio Manoel, e conta com mais de 50 mil assinaturas. A finalização é algo ainda distante, se forem contabilizadas as obras-de-arte especiais não licitadas em 2004: túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, ponte de Cabeçudas, em Laguna, e o túnel duplo no Morro dos Cavalos, em Palhoça.
Era esperada para ontem a expedição da Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a obra da nova ponte de Cabeçudas (lote 2 da licitação). O Dnit, contudo, não confirmou o recebimento do documento.
Hoje, as propostas financeiras referente ao lote 1 (pistas complementares à ponte) serão conhecidas. Em Tubarão, a licitação do túnel segue emperrada.
E vem aí… mais uma reunião
Está agendada a vinda do diretor-geral do Departamento Nacional em Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, a Santa Catarina para o dia 15 do próximo mês. Nesta data, ele entregará o relatório de obras referente a junho. Também deverá ocorrer um encontro entre lideranças políticas e empresariais para discutir, novamente, o mesmo de sempre: os prazos, as licitações que estão em andamento. Não está definido o local onde esta reunião ocorrerá. O mais provável é que seja em Florianópolis.