Na manhã deste sábado (30), o Serviço Aeromédico do Samu resgatou um homem de 55 anos com fratura na perna direita. O acidente ocorreu em uma trilha entre as praias do Rosa e do Luz, em Imbituba, local de difícil acesso. A vítima foi levada ao Hospital de Imbituba com apoio dos bombeiros.
Acidente em trilha exigiu resgate aéreo
O homem sofreu o acidente enquanto fazia trilha em uma área remota entre as praias do Rosa e do Luz. A localização complicada dificultou o acesso terrestre, sendo necessária a intervenção do Serviço Aeromédico do Samu, que contou com o suporte do Corpo de Bombeiros para imobilizar e transportar a vítima com segurança.
- Local do resgate: trilha entre as praias do Rosa e do Luz, em Imbituba.
- Apoio: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
- Destino: Hospital de Imbituba.
Força-Tarefa do CBMSC: rápida resposta em emergências
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) possui Forças-Tarefas (FTs) especializadas para situações de grande magnitude, como desastres naturais, ou socorros urgentes de pessoas em risco, como foi o caso, na Praia do Rosa, neste sábado, em Imbituba. Criada em 2011, a FT atua em ocorrências como:
- Deslizamentos, enchentes e enxurradas.
- Incêndios florestais.
- Desastres urbanos e humanitários.
Essas equipes estão distribuídas em 15 batalhões, permitindo uma resposta descentralizada e ágil em emergências.
Capacitação e estrutura das Forças-Tarefas do CBMSC
As FTs do CBMSC contam com equipes de até oito bombeiros militares, viaturas tracionadas, embarcações e drones. Os grupos realizam treinamentos constantes para aprimorar técnicas e garantir eficiência em operações complexas. Destaques de atuação incluem:
- Rompimento da barragem em Brumadinho (MG).
- Combate a incêndios no Pantanal em 2021.
- Atuação integrada nas enchentes de Tubarão, em 2022.