Foto: Arquivo Secom / GOV SC Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
O Programa de Residência Médica (PRM) do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo de Santa Catarina, registrou crescimento acumulado de 28,2% no número de inscritos homologados nos últimos três anos. Para o ingresso em 2026, o processo seletivo contabilizou mais de 630 inscrições, distribuídas em 12 especialidades, evidenciando o reconhecimento nacional do CEPON como centro formador na área oncológica.
Levantamento da instituição mostra que o número de inscrições homologadas — aquelas que atendem integralmente aos critérios do edital — apresentou crescimento contínuo. Em 2023, foram 344 inscrições; em 2024, o total subiu para 422; e, em 2025, chegou a 441. O avanço representa 22,7% de 2023 para 2024 e 4,5% de 2024 para 2025, consolidando a tendência de expansão na procura pelo programa.
Reconhecimento e qualidade na formação
De acordo com o diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet, o crescimento reflete a tradição da instituição na formação técnica e científica.
“Esses novos profissionais contribuem com nossos quadros e trazem renovação ao atendimento aos pacientes”, destaca.
O CEPON é referência no tratamento oncológico e se diferencia pela integração entre ensino, pesquisa e assistência, oferecendo aos residentes uma formação alinhada às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Especialidades oferecidas
Até 2025, o Programa de Residência Médica do CEPON conta com 11 especialidades:
Anestesiologia
Dor
Medicina Paliativa
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Cirurgia Oncológica
Hematologia e Hemoterapia
Oncologia Clínica
Radioterapia
Transplante de Medula Óssea
Mastologia
Patologia
Segundo o coordenador de ensino do CEPON e da Comissão de Residência Médica (Coreme), Dr. Breno Santiago, os programas são estruturados para oferecer uma formação ampla e integrada.
“Os residentes têm contato com diversas áreas dentro do CEPON e também realizam rodízios em outras instituições da Secretaria de Estado da Saúde aqui em Florianópolis, o que torna todos os programas completos e alinhados à necessidade da saúde pública”, explica.
Ampliação para 2026
Para 2026, o CEPON ampliará sua oferta com a criação do Programa de Residência em Medicina Intensiva, que contará com duas vagas. Com a novidade, a instituição passará a oferecer 12 programas de residência médica.
“A instituição começou com apenas dois programas de residência médica e hoje conta com 12. O novo programa de Medicina Intensiva reforça nosso compromisso com a excelência na formação e na oferta de bons profissionais para o Sistema Único de Saúde no Estado”, afirma Dr. Breno Santiago.
Nos últimos dez anos, mais de 140 médicos foram formados nos programas de residência do CEPON. Entre os destaques está o Programa de Anestesiologia, eleito em 2024 o melhor Centro de Ensino e Treinamento (CET) de Santa Catarina pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), reconhecimento que reforça a qualidade da formação oferecida pela instituição.

