Laguna
Os tapumes guardam uma das revitalizações mais esperadas pelos lagunenses e turistas: o Mercado Público Municipal, nas margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, construído na década de 50.
Por trás das paredes de madeira, homens trabalham na fase de acabamento para manter as características da arquitetura açoriana, nas paredes e janelas. Em um dos boxes, os antigos azulejos foram preservados.
A restauração e adequação estão avaliadas em R$ 3,7 milhões, valor investido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), por meio da Lei Rouanet. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), prefeitura de Laguna e Fundação Lagunense de Cultura participaram do processo de elaboração do projeto e licitação.
O prédio, com seu comércio característico, deverá voltar ao cotidiano dos moradores e visitantes no segundo semestre de 2016.
Ainda este ano, o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Leonardo Pascoal, organizará um encontro com integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sincaval e Associação Empresarial de Laguna (Acil) para definir as características dos empreendimentos que deverão ocupar aproximadamente os 20 boxes, como peixaria, lojas de artesanato, lanches, petiscos, verdureira, entre outros. No piso superior, o espaço será destinado para a gastronomia.
Uma licitação ocorrerá depois do verão de 2016, para a ocupação dos boxes e do restaurante. O objetivo é inaugurar o espaço revitalizado com atrações para o público.
Deck é analisado pela Marinha do Brasil
Um atrativo no novo mercado será um deck com 400 metros quadrados com 12 metros de avanço para a Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Um ponto de encontro de amigos para jogar conversa fora, comer petiscos açorianos e apreciar o pôr-do-sol na lagoa.
O projeto foi encaminhado para a Marinha do Brasil para a liberação.

