A terceira etapa da retirada de fios obsoletos em Tubarão será realizada nesta quarta-feira (18), na avenida Marcolino Martins Cabral, entre a rótula da antiga rodoviária e o Banco do Brasil. Para a execução dos trabalhos, o trecho entre Oficinas e o Centro estará interditado, com liberação do tráfego nos horários de pico.
De acordo com a prefeitura, a ação contará com a orientação da Polícia Municipal para organizar o trânsito e evitar transtornos.
A iniciativa é coordenada pela Celesc, com apoio da Prefeitura de Tubarão, por meio da Cosip, e colaboração do Conselho das Entidades (Conset) e das 26 empresas de internet e telefonia que atuam na cidade. Todo o material retirado será incorporado ao patrimônio da prefeitura e, posteriormente, leiloado junto com outros itens da Cosip.
Ações anteriores já retiraram 17 mil metros de cabos
Nas duas primeiras etapas da operação, realizadas em agosto e no início de setembro, foram retirados cerca de 17 mil metros de fios em desuso. As ações ocorreram em parte da rua Lauro Müller, na rua São Manoel (Calçadão) e na rua Coronel Collaço, todas localizadas no Centro.
O objetivo da operação é eliminar cabos antigos e sem utilização que permanecem nos postes, reduzindo riscos de acidentes, diminuindo a poluição visual e contribuindo para a melhoria do ambiente urbano.