A obra de revitalização da rodovia Francisco Fernandes Pinho (antiga SC-436) começou nesta terça-feira (13), em Laguna. A intervenção, realizada pelo Governo do Estado através do Programa Estrada Boa, vai do entroncamento com a BR-101 até a rotatória do Posto Gonçalves. As melhorias incluem desde a remoção total do asfalto antigo até a manutenção no viaduto sobre a linha férrea. A previsão é de que a obra seja concluída em até 45 dias úteis. A iniciativa é considerada fundamental para a segurança no trânsito, o desenvolvimento urbano e o fomento ao turismo local.
Intervenções estruturais darão nova cara à principal entrada de Laguna
O projeto contempla uma série de melhorias que devem garantir mais fluidez e segurança no tráfego. Entre os principais serviços executados estão:
- Remoção completa do asfalto atual e recapeamento da via;
- Aplicação de fresado asfáltico nos acessos às marginais;
- Reestruturação dos trevos, com atenção especial ao Trevo Alemão;
- Manutenção e possível alargamento do viaduto sobre a linha férrea;
- Atualização da sinalização vertical e horizontal;
- Capina e roçada em todo o trecho.
Obra será acompanhada por equipe técnica e Prefeitura de Laguna
A execução do projeto está a cargo de empresa contratada pelo Governo do Estado e será monitorada por equipes técnicas e pela Prefeitura de Laguna. O objetivo é garantir qualidade na entrega e cumprimento dos prazos estabelecidos, entre 30 e 45 dias úteis. A presença de fiscais e técnicos locais visa ainda dar transparência à obra e manter a população informada.
Programa Estrada Boa reforça compromisso com infraestrutura regional
A revitalização da antiga SC-436 faz parte do Programa Estrada Boa, criado pelo Governo de Santa Catarina para recuperar rodovias estaduais e municipais. A recuperação do acesso a Laguna é estratégica, já que a cidade é polo turístico e econômico no sul catarinense. A melhoria da mobilidade na região pode atrair mais visitantes e investimentos, além de proporcionar mais segurança aos moradores.