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A robótica educacional vem ganhando espaço nas salas de aula dos anos iniciais em Araranguá, trazendo uma nova forma de aprender por meio de lógica, experimentação e criatividade. Entre peças, motores e programações simples, as crianças desenvolvem autonomia e trabalham em equipe enquanto descobrem, testam e constroem soluções práticas. 
Formação fortalece iniciativas nas escolas
Para ampliar esse movimento, professores da rede municipal participaram, no dia 19, do segundo encontro formador em ensino de robótica. O momento foi dedicado à troca de experiências, apresentação de práticas pedagógicas e atualização das metodologias que serão levadas aos estudantes.
Segundo a coordenação pedagógica, a intenção é garantir que os educadores estejam preparados para orientar as atividades, estimulando curiosidade, pensamento crítico e resoluções criativas de problemas dentro da realidade de cada turma. 
Aprendizagem prática e significativa
Quando uma criança monta e programa um robô, o aprendizado vai além do manuseio da tecnologia. O processo envolve testar hipóteses, lidar com erros, recomeçar e encontrar soluções, favorecendo competências essenciais em um mundo cada vez mais digital.
Ao oferecer esse contato desde cedo, as escolas ampliam o repertório dos estudantes e contribuem para que imaginem, criem e construam o futuro com mais confiança e autonomia.

