Os dados são da Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Itapoá e Portonave impulsionam resultados de SC
O Porto de Itapoá foi o maior destaque no estado, com 489,8 mil TEUs movimentados, o que o posiciona como o 3º maior do Brasil. Logo atrás, a Portonave movimentou 348,1 mil TEUs, garantindo o 4º lugar no ranking nacional.
Outros portos também contribuíram significativamente:
-
Porto de Itajaí: 73,6 mil TEUs
-
Porto de Imbituba: 37,4 mil TEUs
O total nos quatro primeiros meses foi de 949,1 mil TEUs — o equivalente a 10,2 milhões de toneladas, representando um crescimento de 16% em contêineres e 19,2% em toneladas.
Volume total de cargas também é destaque nacional
Além dos contêineres, a movimentação total de cargas nos portos catarinenses somou 21,8 milhões de toneladas entre janeiro e abril. O destaque entre os portos foi:
-
Porto de São Francisco do Sul: 5,7 milhões de toneladas
-
Porto Itapoá: 5,4 milhões de toneladas
-
Terminal Aquaviário de São Francisco: 3,4 milhões de toneladas
-
Portonave: 3,3 milhões de toneladas
-
Imbituba: 2,3 milhões de toneladas
-
Itajaí: 858,3 mil toneladas
-
Demais TUPs: 178,6 mil toneladas
Investimentos ampliam competitividade logística
Segundo o governador Jorginho Mello, os investimentos feitos pelo estado, especialmente em infraestrutura e parcerias público-privadas, como a da Baía da Babitonga, explicam o desempenho positivo. Já o secretário da SPAF, Beto Martins, destacou a melhoria da produtividade e da eficiência logística como resultado direto da boa gestão dos portos públicos e privados de SC.
O desempenho reflete o papel estratégico de Santa Catarina no comércio exterior brasileiro, sendo uma das principais portas de entrada e saída de produtos industrializados e matérias-primas.