Início Saúde SC decreta emergência com UTIs 93% ocupadas

SC decreta emergência com UTIs 93% ocupadas

Foto: Divulgação - Notisul Digital

Com o avanço dos casos de doenças respiratórias em todas as regiões, o Governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em saúde pública nesta quinta-feira (12). A decisão foi motivada pela superlotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que nesta sexta (13) atingiram 93% de ocupação. A medida permite à Secretaria de Estado da Saúde (SES) abrir leitos com mais rapidez e até contratar vagas em hospitais privados.

Desde o início de 2025, o estado já registrou 1,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), gripe grave ou influenza — um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2024. O número de mortes dobrou: foram 142 óbitos neste ano contra 67 no anterior.

Regiões enfrentam superlotação nas UTIs

Segundo o painel da SES, das 1.423 vagas de UTI em SC, apenas 87 estavam disponíveis nesta manhã. O cenário é crítico em todas as regiões:

  • Grande Oeste: 98% de ocupação

  • Grande Florianópolis: 95% de ocupação

  • Outras regiões: com alta demanda e dificuldade para realocar pacientes

A capital já havia decretado emergência em saúde há um mês e agora vê aumento nos casos, principalmente entre crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60 anos.

Decreto autoriza medidas rápidas e compra de leitos

O Decreto nº 1.031, publicado pelo governo estadual, permite que a SES tome providências emergenciais como:

  • Abrir novos leitos com mais agilidade

  • Comprar vagas em hospitais particulares

  • Fazer requisições administrativas de serviços e estruturas privadas

Essas ações devem ocorrer pelos próximos 180 dias, conforme prevê o decreto, com o objetivo de conter o avanço da SRAG e garantir atendimento à população.

Casos e mortes por SRAG seguem em alta

Além da lotação nas UTIs, os números de casos e mortes preocupam. De acordo com a SES:

  • Casos de SRAG subiram 30% em relação a 2024

  • Mortes mais do que dobraram neste ano

  • A maior parte dos internamentos ocorre entre crianças e idosos, os grupos mais vulneráveis

A Secretaria reforça que a vacinação contra gripe segue disponível e que a população deve manter os cuidados, como uso de máscara em locais fechados e higiene frequente das mãos.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile