Empreendedores catarinenses já podem abrir empresas pelo WhatsApp. A iniciativa, lançada nesta sexta-feira (8) pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucesc), tem o objetivo de simplificar e agilizar o ambiente de negócios no estado.
O serviço, inédito no país, permitirá que a abertura de CNPJs de micro e pequeno porte, como empresário individual (EI) e sociedade limitada unipessoal, seja feita inteiramente pelo aplicativo. Também já está disponível a emissão de certidões simplificadas.
Segundo o governador Jorginho Mello, a medida representa mais um passo na modernização da gestão pública:
“Nossa missão é acabar com toda a burocracia desnecessária, e isso vem dando certo. Agora, quem quer abrir a própria empresa poderá fazer isso de forma simples, graças à tecnologia e à inteligência artificial.”
Como vai funcionar
O interessado deve iniciar uma conversa no WhatsApp pelo número (48) 3665-5924 e escolher o serviço desejado. O sistema da Jucesc, de forma automática, fará perguntas, coletará informações e, ao final, emitirá o documento oficial solicitado.
Nesta primeira fase, apenas micro e pequenas empresas poderão ser abertas pelo canal. A Jucesc prevê incluir outros tipos de registro e serviços nos próximos meses, ampliando as funcionalidades da ferramenta.
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, destacou o impacto da iniciativa:
“Com a ferramenta disponível pelo WhatsApp estamos desburocratizando a economia catarinense e tornando o processo mais ágil e acessível para todos os empreendedores.”