Santa Catarina teve um saldo positivo de 30.097 novos postos de trabalho formal em fevereiro, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta sexta-feira (28). Esse é o maior número registrado nos últimos três anos e o terceiro maior da série histórica iniciada em 2004.
O crescimento no mercado de trabalho catarinense foi de 1,16%, superando a média nacional (0,91%) e equiparando-se à da região Sul (1,15%). O governador Jorginho Mello atribui o bom desempenho à forte movimentação econômica da temporada de verão, impulsionada pelo turismo.
Setores que mais contrataram
O saldo positivo foi registrado em todos os cinco principais setores da economia:
Serviços: maior responsável pela geração de empregos, com 13.718 novas vagas (45,58% do total). Os destaques foram administração pública, defesa e seguridade social (+3.503) e educação (+2.081).
Indústria: segunda melhor marca, com 8.318 novos postos, puxados pela fabricação de produtos alimentícios (+998) e confecção de vestuário (+982).
Comércio: criou 2.859 empregos, um aumento de 174% em relação a fevereiro de 2024. O comércio atacadista foi o principal impulsionador, com 1.496 contratações.
Construção e agropecuária: também apresentaram crescimento significativo, reforçando a tendência positiva do mercado catarinense.
Investimentos estratégicos impulsionam o crescimento
A diretora de Políticas Públicas da Seplan/SC, Larissa Borges, destacou que os bons resultados refletem políticas públicas que fortalecem os setores estratégicos da economia. Já o diretor da Sicos, Guilherme Papini, ressaltou que Santa Catarina tem registrado não apenas aumento no número de empregos, mas também em postos qualificados e com salários acima da média nacional.
Atualmente, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibiliza mais de 9,8 mil vagas no estado, evidenciando a força do mercado catarinense.
Fique sempre bem informado com o Notisul!
Receba as principais notícias do Brasil e do mundo diretamente no seu celular ou computador! ⚡📲 Entre agora no nosso grupo de WhatsApp e acompanhe tudo em tempo real: clique aqui.