FOTOS Leo Munhoz / SECOM Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
O Governo de Santa Catarina deu mais um passo importante na atenção à saúde feminina. Nesta sexta-feira (3), foi lançado o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher, que leva para a estrada a Unidade Móvel Saúde da Mulher — projeto que vai oferecer mamografias e ultrassonografias de mama gratuitas em todas as regiões do estado.
O lançamento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e da secretária adjunta Cristina Pires Paulucci. À tarde, o governador Jorginho Mello apresentou oficialmente a iniciativa em Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste.
Com duas carretas totalmente equipadas, o projeto tem como meta reduzir as filas de exames do Sistema Único de Saúde (SUS) e facilitar o acesso das mulheres ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Exames gratuitos em todas as regiões do estado
Cada unidade móvel possui mamógrafo, ultrassom e equipe multiprofissional, com médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e seguirá um cronograma regional, em parceria com as prefeituras.
A expectativa é realizar mais de 40 mil exames em um ano. As pacientes serão chamadas conforme a ordem da fila do Sistema de Regulação (Sisreg).
“Estamos cumprindo mais um compromisso do governador Jorginho Mello. A Unidade Móvel da Mulher vai proporcionar diagnóstico rápido e tratamento oportuno, garantindo mais qualidade de vida às catarinenses”, destacou o secretário Diogo Demarchi.
Projeto representa cuidado e acesso
Com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão por mês, o programa integra o Plano de Governo estadual e reforça o compromisso com o diagnóstico precoce.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, elogiou a iniciativa e lembrou a importância da prevenção:
“Quem ganha são as mulheres. Temos fila para esses exames e agora o Estado traz uma estrutura moderna para facilitar o acesso e salvar vidas.”
Uma das primeiras pacientes atendidas foi Maria Angela de Oliveira da Silva, 65 anos, agricultora de Bocaina do Sul.
“Vim fazer minha mamografia porque quero cuidar da saúde. Depois de hoje, vou incentivar outras mulheres da comunidade a fazer o mesmo”, contou.
Roteiro das carretas
As duas unidades móveis vão percorrer as 17 Regiões de Saúde do estado. A carreta de Lages atenderá inicialmente a região da Serra e Alto Vale do Itajaí, enquanto a de Dionísio Cerqueira seguirá para o Extremo Oeste e Oeste catarinense nas próximas semanas.
“Nosso objetivo é chegar cada vez mais perto das pessoas. Essa é uma ação que salva vidas e fortalece o cuidado com as mulheres de Santa Catarina”, reforçou o governador Jorginho Mello durante o lançamento.