quarta-feira, 24 dezembro , 2025

Santa Catarina lidera ranking de segurança alimentar no Brasil

Santa Catarina alcançou o maior índice de segurança alimentar do país, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNADC/A) de 2024, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 10 de outubro.

Segundo o levantamento, 90,6% dos domicílios catarinenses estão em situação de Segurança Alimentar, o que coloca o estado no topo do ranking nacional. Em segundo lugar aparece o Espírito Santo (86,5%), seguido pelo Rio Grande do Sul (85,2%), Paraná (84,7%) e Goiás (82,1%).

Planejamento e políticas públicas integradas

O secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, destacou que o resultado reflete o conjunto de políticas públicas implementadas pelo Governo de Santa Catarina.

“Os resultados demonstram o impacto das ações do governo, da cadeia produtiva e do perfil trabalhador da população catarinense. O estado tem a menor taxa de desemprego do país, o segundo maior rendimento médio do trabalhador e o menor índice de desigualdade”, afirmou.

Ele lembrou ainda de programas voltados à merenda escolar e às ações da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, que contribuem diretamente para o bom desempenho do estado no indicador.

Integração entre Assistência, Agricultura e Saúde

A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, atribuiu o bom resultado à integração de políticas entre diferentes áreas.

“Temos uma agricultura diversificada, projetos de desenvolvimento social e altos índices de emprego formal. Quem tem renda estável consegue garantir o sustento da família com dignidade”, ressaltou.

Já a coordenadora de Segurança Alimentar do estado, Juliana Rocha Pires, destacou que o resultado é fruto da soma de esforços entre Saúde, Educação, Agricultura e Assistência Social.

“É um conjunto de ações que garante o direito básico à alimentação de qualidade. Na agricultura, trabalhamos para fortalecer a produção local e incentivar práticas sustentáveis, como o uso reduzido de agrotóxicos e a produção orgânica”, explicou.

SC também lidera entre população residente

Além de liderar na proporção de domicílios, Santa Catarina também ficou em primeiro lugar na proporção de moradores em lares com segurança alimentar (90,1%), superando novamente o Espírito Santo (85,8%) e a média nacional (74,2%).

No Brasil, 75,8% dos domicílios apresentaram segurança alimentar, segundo a pesquisa. O IBGE considera em insegurança alimentar os lares onde houve preocupação ou restrição de consumo por falta de recursos — variando entre níveis leves, moderados ou graves.

Os dados reforçam a posição de destaque de Santa Catarina nos indicadores sociais e econômicos, consolidando o estado como referência nacional em qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Continue lendo

Balneabilidade em SC: 75,68% das praias estão próprias para banho, aponta IMA

FOTO Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o Relatório de Balneabilidade nº 7, com dados...

Komprão leva Carreta de Verão a Garopaba com show gratuito da banda LS Jack

FOTOS Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos Garopaba, no Sul de Santa Catarina, recebe no dia 30 de dezembro a Carreta de Verão do...

Jair Bolsonaro é internado para ser submetido a cirurgia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã desta quarta-feira (24) no Hospital DF Star, em Brasília, onde será submetido a uma cirurgia...

Zagueiro lagunense ajuda KuPS em classificação histórica

O retorno do zagueiro lagunense Paulo Ricardo ao Kuopion Palloseura (KuPS), da Finlândia, segue rendendo resultados expressivos. Na última quinta-feira (18), o clube garantiu...

A trégua de Natal de 1914: quando a guerra silenciou

Em meio a uma das guerras mais sangrentas da história, um episódio improvável marcou o Natal de 1914. Soldados alemães e britânicos, que até...

Manezinha Beatriz Valério é campeã mundial juvenil de beach tennis

Foto: Confederação Brasileira de Tênis Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos A manezinha Beatriz Valério sagrou-se campeã mundial juvenil de beach tennis ao lado...

Porto de Imbituba encerra 2025 com avanços históricos e alta operacional

FOTO SCPAR Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O Porto de Imbituba encerra 2025 consolidado como um dos principais motores da logística catarinense. O...

Caio César vive grande fase e soma títulos no futebol do Vietnã

Foto: Nam Dihn FC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos Desde agosto de 2024 no Vietnã, após ser negociado junto ao CRB, o meio-campista...