terça-feira, 21 outubro , 2025

Santa Catarina lidera ranking de segurança alimentar no Brasil

Santa Catarina alcançou o maior índice de segurança alimentar do país, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNADC/A) de 2024, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 10 de outubro.

Segundo o levantamento, 90,6% dos domicílios catarinenses estão em situação de Segurança Alimentar, o que coloca o estado no topo do ranking nacional. Em segundo lugar aparece o Espírito Santo (86,5%), seguido pelo Rio Grande do Sul (85,2%), Paraná (84,7%) e Goiás (82,1%).

Planejamento e políticas públicas integradas

O secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, destacou que o resultado reflete o conjunto de políticas públicas implementadas pelo Governo de Santa Catarina.

“Os resultados demonstram o impacto das ações do governo, da cadeia produtiva e do perfil trabalhador da população catarinense. O estado tem a menor taxa de desemprego do país, o segundo maior rendimento médio do trabalhador e o menor índice de desigualdade”, afirmou.

Ele lembrou ainda de programas voltados à merenda escolar e às ações da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, que contribuem diretamente para o bom desempenho do estado no indicador.

Integração entre Assistência, Agricultura e Saúde

A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, atribuiu o bom resultado à integração de políticas entre diferentes áreas.

“Temos uma agricultura diversificada, projetos de desenvolvimento social e altos índices de emprego formal. Quem tem renda estável consegue garantir o sustento da família com dignidade”, ressaltou.

Já a coordenadora de Segurança Alimentar do estado, Juliana Rocha Pires, destacou que o resultado é fruto da soma de esforços entre Saúde, Educação, Agricultura e Assistência Social.

“É um conjunto de ações que garante o direito básico à alimentação de qualidade. Na agricultura, trabalhamos para fortalecer a produção local e incentivar práticas sustentáveis, como o uso reduzido de agrotóxicos e a produção orgânica”, explicou.

SC também lidera entre população residente

Além de liderar na proporção de domicílios, Santa Catarina também ficou em primeiro lugar na proporção de moradores em lares com segurança alimentar (90,1%), superando novamente o Espírito Santo (85,8%) e a média nacional (74,2%).

No Brasil, 75,8% dos domicílios apresentaram segurança alimentar, segundo a pesquisa. O IBGE considera em insegurança alimentar os lares onde houve preocupação ou restrição de consumo por falta de recursos — variando entre níveis leves, moderados ou graves.

Os dados reforçam a posição de destaque de Santa Catarina nos indicadores sociais e econômicos, consolidando o estado como referência nacional em qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Continue lendo

Pelo Estado – Superlotação de presídio preocupa o MPSC

 A Promotora de Justiça Rafaela Denise da Silveira Beal pediu a interdição parcial do Presídio Regional de Rio do Sul e de cumprimento de...

Nova lei pode mudar limites e endereços de 164 cidades em Santa Catarina

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o Projeto de Lei 249/2025, que autoriza a revisão dos limites territoriais de 164 cidades catarinenses...

Justiça manda Câmara instalar CEI proposta por vereadores em Capivari de Baixo

A Justiça de Santa Catarina determinou a instalação imediata da Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal de Capivari de Baixo, atendendo a...

Mulher é condenada a 14 anos por matar ex-companheiro envenenado em Sangão

O Tribunal do Júri da Comarca de Jaguaruna condenou, nesta segunda-feira (20), uma mulher de 62 anos a 14 anos de prisão em regime...

Zanin acompanha Moraes e vota por condenação de núcleo de desinformação

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação dos sete réus do núcleo de desinformação da trama golpista investigada pela...

Anvisa restringe venda de azeite, sal do Himalaia e chá

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (20), a proibição da venda e apreensão de três produtos alimentícios no país: o...

Brasileirão: Vasco vence clássico contra o Fluminense e Santos se complica

A 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025 teve três jogos disputados neste domingo, 20 de outubro. Vasco, Vitória e Juventude venceram seus compromissos e...

Cão idoso e pintinhos são resgatados de casa em situação insalubre em Laguna

Tempo de leitura: 2 minutos Um cão idoso e dois pintinhos foram resgatados de uma residência em situação insalubre no bairro Cabeçuda, em Laguna, após...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp