segunda-feira, 2 fevereiro , 2026

Santa Catarina retoma procedimentos vasculares de alta complexidade no SUS

FOTO HSJosé Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

Com autorização do Governo de Santa Catarina, hospitais da rede da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina retomaram a realização de procedimentos vasculares eletivos de alta complexidade. A medida prevê incremento estadual nos repasses a Centros de Referência e Unidades de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, possibilitando a execução de intervenções que estavam represadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa permite a complementação dos valores federais, viabilizando o custeio de procedimentos como angioplastias periféricas, tratamento de obstruções arteriais, correções de aneurismas e embolizações, ampliando o acesso da população ao cuidado especializado.

Hospital São José retoma atendimentos em Criciúma

Entre as instituições beneficiadas está o Hospital São José de Criciúma, que retomou os atendimentos da especialidade vascular nesta quinta-feira (29), com a realização de duas angioplastias.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a decisão atende a uma demanda histórica.

“Por determinação do governador Jorginho Mello, estamos avançando muito nesses três anos e estamos cada vez mais tratando todas as situações existentes. Um exemplo é a execução dos procedimentos de alta complexidade na cardiologia, na parte vascular, que existia uma demanda grande que precisávamos resolver”, afirmou.

Segundo o secretário, a atualização da tabela catarinense e a adoção de novas estratégias permitirão ampliar gradualmente o atendimento e devolver dignidade e qualidade de vida aos pacientes.

Procedimentos estavam represados há anos

O Hospital São José realizou uma angioplastia de artéria ilíaca, responsável por levar sangue do coração aos membros inferiores — cujo entupimento pode levar à amputação — e uma angioplastia de carótida, indicada para prevenção de acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com o cirurgião vascular e endovascular do hospital, Dr. Ricardo De Stefani Dalponte, a paralisação ocorreu devido à defasagem dos valores pagos.

“Esses procedimentos estavam paralisados porque as tabelas eram antigas e não acompanhavam o alto custo das técnicas endovasculares. A nova deliberação colocou o paciente no centro da decisão. Hoje demos um passo muito importante”, explicou.

Muitos pacientes aguardavam há cerca de quatro anos, convivendo com dor, limitações funcionais e riscos elevados à saúde.

Pacientes começam a ser beneficiados

Entre os primeiros atendidos está Ilege Euclides Machado, que passou por angioplastia nas duas pernas após quase um ano de espera.

“Eu já estava com muita dor e dificuldade para caminhar. A equipe foi muito boa e o procedimento saiu em boa hora. Representa uma vitória, uma glória. Agora é ficar bem”, relatou a paciente.

Os atendimentos devem avançar de forma progressiva, respeitando a fila de espera e a ordem cronológica, com foco na redução da demanda acumulada.

Ampliação do acesso ao cuidado especializado

Estão previstos procedimentos nos membros inferiores e carótidas, além do tratamento de aneurismas abdominais e torácicos e de embolizações, fortalecendo a assistência de alta complexidade em municípios como Criciúma.

Para a diretora técnica do Hospital São José, Cassiana Mazon Fraga, a medida é fundamental para evitar o agravamento dos quadros clínicos.

“Essa decisão permite que hospitais com estrutura e expertise retomem atendimentos essenciais, reduzam filas históricas e evitem o agravamento clínico dos pacientes”, ressaltou.

Continue lendo

Pelo Estado – Governo do Estado cria programas para driblar as altas taxas 

  A taxa básica de juros do Brasil, a Selic, segue no maior patamar dos últimos 20 anos, conforme decisão do Comitê de Política Monetária...

Hospital São José realiza primeiro transplante ósseo de 2026 em Criciúma

FOTO HSJosé Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos O Hospital São José de Criciúma realizou recentemente o primeiro transplante ósseo de 2026, marcando mais um...

Bailarino tubaronense dança no palco com Pedro Sampaio e sonha integrar balé de artistas nacionais

O bailarino profissional Guilherme Marçal viveu um momento marcante da carreira ao ser convidado para dançar no palco com o cantor Pedro Sampaio durante...

Rede estadual abre terceiro período de matrículas para o ano letivo de 2026

FOTO Ricardo Wolffenbüttel Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos O terceiro período de matrículas para estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina acontece...

Volta às aulas em Araranguá começa em 11 de fevereiro na rede municipal

IMAGEM PMA Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A Secretaria de Educação de Araranguá anunciou que a volta às aulas da Rede Municipal já tem...

JBS/Seara abre vagas de emprego em Balneário Gaivota

IMAGEM PBG Divulgação Notisul Tempo de leitura: 1 minuto Uma nova oportunidade de emprego será oferecida em Balneário Gaivota. A JBS, por meio da marca Seara,...

Compra Segura SC reduz irregularidades nas compras do Estado e encerra 2025 com avanço histórico

FOTO SECOM Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O Programa Compra Segura SC encerrou seu segundo ano de atuação com resultados que evidenciam uma mudança...

Defesa Civil realiza manutenção nas comportas do Rio Tubarão

IMAGENS PMT Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão está realizando ações de manutenção preventiva nas comportas...