Priscila Alano
Tubarão
A preocupação com a saúde e com hábitos alimentares mais saudáveis faz com que a culinária vegetariana conquiste cada mais adeptos. Em Tubarão, já é possível encontrar restaurante e estabelecimentos especializados neste nicho de mercado. Há três tipos de linha: os ovolactovegetarianos, que consomem ovos e derivados do leite, com restrição às carnes; os lactovegarianos, que retiram do cardápio os ovos e carnes; e os vegetarianos clássicos, que não consomem nenhum produto de origem animal.
Uma das proprietárias do restaurante Jardim Zen, a gastrônoma Marcela Pinheiros Souza, faz apenas uma ressalva: as pessoas que escolhem este estilo de vida têm que tomar alguns cuidados para suprir as necessidades protéicas do organismo. “No restaurante, optamos por adquirir alimentos diretos do pequeno produtor, sem uso de agrotóxico, que são mais saudáveis”, conta.
Os vegetariano não deixam de comer lasanhas ou pizzas, por exemplo. A receita é apenas adaptada. Em vez de carne, produtos naturais como verduras, legumes e cereais.
O psicólogo Thiago Dal Bó Furghestti não come carne há sete anos. Ele optou por fazer uma mudança radical em sua alimentação. “Não me sentia bem comendo carne. Ficava pensando no sofrimento dos animais. Porém, fiz o que não recomendam os nutricionistas, retirei todos os tipos de carne da noite para o dia, foi uma mudança radical”, lembra Thiago. No início, a família não aceitou a mudança no cardápio de Thiago. “Encontrei certa resistência por parte da família. Mas, a cada dia que passa, me sinto melhor, meu organismo está mais limpo. Não tenho mais dores de cabeça, febre, mal-estar”, comemora o psicólogo.
O que dizem os nutricionistas
A alimentação vegetariana gera algumas dúvidas. Há a preocupação com a ingestão do ferro e da vitamina B12. A nutricionista Camila Machado, de Tubarão, explica que estes nutrientes podem ser encontrados em outros alimentos.
“Os vegetarianos devem incluir em suas refeições frutas, leguminosas verde-escuro, cereais, granola. Com estes cuidados é possível ter uma alimentação equilibrada e o organismo não sofrerá perdas de nutrientes”, aconselha.
• A vitamina B 12 está no feijão, grão-de-bico, espinafre, couve…
• A vitamina C pode ser encontrada em sucos de acerola, laranja…
• O cálcio pode ser recomposto através do queijo, da bebida láctea, do leite de soja.
Curso vegetariano
O restaurante Jardim Zen promoverá neste sábado, das 8 às 17 horas, um curso teórico/prático sobre alimentação natural. O evento será coordenado pela farmacêutica Denise Rodrigues. A taxa de inscrição é R$ 80,00. Mais informações: 3622-0283.
Para os vegetarianos…
…não comer carne é muitos mais do que uma mudança de hábito alimentar. É também uma questão de preservação ambiental. Existe a preocupação com animais e o impacto da criação de gado, principalmente, sobre o meio ambiente.

