Início Geral Saúde: Como evitar problemas do verão

Saúde: Como evitar problemas do verão

As dermatologistas Cínthia e Maria Virgínia dão dicas de como se proteger dos  danos do verão  -  Fotos: Divulgação/Notisul
As dermatologistas Cínthia e Maria Virgínia dão dicas de como se proteger dos danos do verão - Fotos: Divulgação/Notisul

Tubarão

No verão, os cuidados com a pele e os cabelos devem ser redobrados devido à maior incidência de radiação UVA e UVB. “Durante o verão problemas como o melasma (manchas escuras na face), as fotodermatites (manchas causadas pela exposição solar após contato com frutas cítricas) e as micoses podem ocorrer”, destaca a dermatologista Maria Virgínia Guedes, da Clínica Pró-Vida, em Tubarão.

Com relação às micoses, Maria Virgínia destaca que a combinação calor e umidade podem desencadeá-las. Para tanto, há necessidade de secar-se bem, evitando também ficar com a roupa de praia molhada. “A falta de cuidado pode desencadear o aparecimento de micoses na virilha. Nos pés, as frieiras também podem aparecer”, alerta. Também o pano branco (ptiríase versicolor) é outro inimigo a ser evitado no verão. Para estar livre dele, é necessário “realizar o tratamento completo, com xampu, medicação oral e creme, evitando a reincidência”, esclarece.

“O desafio, no verão, é manter a pele clara. Para tanto, o uso de medicação oral protetora é um bom aliado da fotoproteção da pele, feita pelo protetor solar e as roupas com filtro UV”, lembra Maria Virgínia.

É preciso também manter os cabelos protegidos do sol com produtos tipo leave-in (sem enxágue), “que protegem os cabelos da radiação solar e mantêm a cor”, destaca a dermatologista Cínthia Mendes, da Pró-Vida. Ela frisa ainda a importância de manter em dia a hidratação dos fios contra os danos causados pelo sal, sol, cloro e vento. Outros cuidados, como não dormir com os cabelos úmidos e deixar de penteá-los quando estão muito molhados, são recomendações dadas pela dermatologista.

“É interessante, durante a estadia na praia ou piscina, borrifar água doce ou termal nos fios para manter o cabelo saudável”, destaca Cínthia.

Sair da versão mobile