Tubarão
Apesar de ser pouco explanado sobre o impacto da baixa temperatura no corpo das pessoas é certo que queixas de desconforto nos músculos, ossos e articulações são comuns nos consultórios de ortopedistas durante o inverno. As baixas temperaturas é um problema mais grave para as pessoas que sofrem de doenças crônicas, como: artrose e dores na coluna, pois os sintomas ficam mais acentuados. Não existe registros que o responsável por provocar as dores é a temperatura baixa ou a umidade do ar, mas é certo que as pessoas admitem que ficam indispostas para a atividade física quando faz frio, o que é um erro para a saúde.
De acordo com o ortopedista e traumatologista Vilmar Loch, com o frio os músculos se contraem para mantermo-nos aquecidos, diminuindo consequentemente a circulação nas articulações, tornando-as mais sensíveis.
Para os pacientes que sofrem de artrose, as dores são mais agravadas por se tratar de uma doença que afeta diretamente as articulações. A maioria atingida é o idoso, mas também podem aparecer em pessoas mais jovens.
Vilmar explana que os principais sintomas das patologias articulares são a dor que normalmente piora com a deambulação nas que suportam peso, como: joelhos, quadris e tornozelos. “A tendência é se agravar ao longo dos anos levando a incapacidade principalmente do caminhar”, diz o especialista.
O que leva uma pessoa a desenvolver a artrose normalmente está ligada a idade, mas podem ocorrer em outras situações, principalmente por traumas articulares, doenças e entre outros. “Os mais propensos a desenvolver são pessoas obesas e de sobrepeso, embora existam também casos hereditários”, explica Vilmar.
O diagnóstico da artrose é clínico e confirmado pelo Raio-X. Outro exame que contribui é a Ressonância Magnética para avaliação da cartilagem, ajudando no tratamento.
O tratamento medicamentoso tem por objetivo principal o alivio da dor, existindo uma variedade de medicamentos, como: analgésicos, anti-inflamatórios e protetores de cartilagem.
Outras medidas de um tratamento conservador é a combinação de fisioterapia com e sem medicação, apoio adicional (muletas e bengalas), calçados que diminuem o impacto, palmilhas e em alguns casos correção cirúrgica da articulação. “Os objetivos do tratamento da artrose são o controle a dor e do inchaço, melhorar a qualidade de vida do paciente e prevenir a progressão da lesão”, conclui o médico.
Dica do Ortopedista
Uma dúvida que pode ser de muitos: O que fazer no inverno para minimizar as dores?
“Pratique exercícios físicos que ajudam bastante a melhorar a qualidade de vida dos portadores de artrose, sempre com orientação médica e controle de peso. Para quem não quer enfrentar as manhãs frias e escuras de inverno, alguns exercícios matinais realizados em casa melhoram a circulação do sangue e podem aliviar bastante as dores”, sugere o médico ortopedista Vilmar Loch.

