A Defesa Civil de Santa Catarina avaliou a situação da Serra do Corvo Branco e da SC 370, na manhã desta terça-feira e decidiu que as vias devem continuar interditadas até amanhã. De acordo com o prefeito de Grão-Pará, Marcio Blasius foi feita inspeção no local e o asfalto continua a ceder em diversos pontos.
As vias foram interditadas na noite de segunda-feira(14) devido estragos provocados por uma forte enxurrada na noite de sábado (12). E para garantir a segurança das pessoas que trafegam na região a interdição foi total.
Após o monitorando realizado hoje os técnicos da SDC constataram que há progressão em algumas rachaduras na via. A interdição permanece total até a próxima quarta-feira (16) quando a situação será reavaliada em uma reunião entre a Defesa Civil Estadual, dos municípios afetados, do SEINFRA e outros órgãos.
A interdição foi realizada pela Polícia Militar Rodoviária (PMR) a partir do distrito de Aiurê, no município de Grão-Pará, até o topo da Serra do Corvo Branco, em Urubici.
Os técnicos da Defesa Civil estão elaborando um plano de trabalho para a solução do problema.
SUBIDA DA SERRA
A 5 km antes da subida da Serra, SC 370 em Grão-Pará, o acesso está completamente fechado e o prefeito Márcio Blasius estuda a possibilidade de abrir pelo menos uma parte da estrada.
“Amanhã iremos novamente ao local para verificar se há possibilidade de liberar pelo menos uma parte da estrada. Senão vai continuar interditada e quem precisar se locomover terá que usar as rotas alternativas”, reforça o prefeito.
Márcio disse que se conseguir a liberação deste trecho ele não descarta o fato de ser em horários definidos. “Ainda temos previsão de temporais fortes para a região, principalmente no período da tarde. Se tiver chovendo não tem como liberar”, pontua.
Rotas alternativas
No trajeto entre o Litoral e a Serra Catarinense a Defesa Civil sugere três rotas:
1- SC 390 e SC 110 até Urubici
2- SC 282
3- Serra do Rio do Rastro.