O Governo de Santa Catarina anunciou um investimento histórico de R$ 3,6 bilhões na rede estadual de ensino com o programa Escola Boa. A iniciativa, vinculada ao movimento Educação Levada a Sério, prevê melhorias estruturais, fornecimento de uniformes e materiais escolares, além de reforço em segurança e conectividade.
O governador Jorginho Mello destacou que o programa busca recuperar não apenas os prédios escolares, mas também a autoestima de professores, estudantes e famílias.
“Estamos recuperando as nossas escolas, que ficaram abandonadas por mais de 20 anos. A educação é a maior avenida da vida e estamos muito motivados para fazer com que toda essa transformação aconteça”, afirmou.
O que muda para os estudantes
Os 519 mil alunos da rede estadual vão receber kits completos de uniformes. No ensino fundamental, estão incluídos camisetas, bermuda, short saia, calça, jaqueta, moletom, meia e tênis. Já no ensino médio, os estudantes terão direito a uma jaqueta acolchoada e duas calças jeans. Também está prevista a entrega de kits de material escolar.
Além disso, as 1.038 escolas estaduais terão:
100% das salas climatizadas com 5,7 mil novos aparelhos de ar-condicionado;
rede wi-fi e equipamentos tecnológicos para uso pedagógico;
vigilância eletrônica com 10,5 mil câmeras, 21,3 mil sensores de presença e botões de pânico;
novos mobiliários e materiais esportivos.
Infraestrutura e obras
Entre as ações previstas estão:
reforma e ampliação de 199 escolas;
construção de 128 ginásios;
construção de 10 novas escolas;
implantação de 95 parques infantis.
O planejamento foi feito com base em diagnóstico realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SED).
Impacto e futuro da educação
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou que este é o maior investimento já feito na história da educação catarinense.
“Nosso compromisso é garantir que cada estudante sinta orgulho de estudar em uma escola pública de qualidade. Nunca tivemos um investimento tão expressivo na infraestrutura escolar”, disse.
Além da infraestrutura, o governo também vai reforçar o apoio aos municípios com a aquisição de 100 ônibus escolares, convênios e a criação do Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica (SEAESC).
Educação Levada a Sério
O Escola Boa integra o programa Educação Levada a Sério, que soma R$ 4,1 bilhões em investimentos em quatro frentes: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.
As medidas abrangem desde a valorização dos professores e a formação continuada até a ampliação do ensino técnico e profissional, alinhado às demandas produtivas de cada região.

