A tarifa do gás natural em Santa Catarina terá redução média de 12% a partir de 1º de janeiro de 2026. O anúncio foi feito pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e abrange diferentes segmentos, como gás residencial, industrial, comercial e automotivo.
De acordo com a agência, a medida passa a valer no início do próximo ano e representa mais um recuo nos preços praticados no estado nos últimos anos.
Redução varia conforme o segmento
Os percentuais de diminuição tarifária variam de acordo com o tipo de consumo. Confira os índices divulgados pela Aresc:
Industrial: -11,80%
Automotivo: -13,31%
Comercial: -8,96%
Residencial: -6,97%
Geração distribuída e matéria-prima: -13,52%
Frotista: -14,20%
GNC/GNL: -14,20%
Os maiores recuos estão concentrados nos segmentos frotista e de gás natural comprimido e liquefeito (GNC/GNL).
Fatores que possibilitaram a redução
Segundo a Aresc, a diminuição nas tarifas foi viabilizada por uma combinação de fatores. Entre eles estão a otimização do portfólio de compras, negociações com fornecedores e a variação favorável das cotações do dólar e do petróleo no mercado internacional.
Esses elementos contribuíram para a redução dos custos repassados aos consumidores catarinenses.
Queda acumulada chega a 38% desde 2023
Ainda conforme a agência reguladora, a redução acumulada da tarifa média do gás natural em Santa Catarina entre janeiro de 2023 e janeiro de 2026 alcança 38%.
As novas tabelas tarifárias por segmento estarão disponíveis no site da SCGás a partir de 1º de janeiro de 2026. Já as projeções mensais de custo do gás e do transporte podem ser consultadas no site da Aresc.

