Nesta segunda-feira (09), Santa Catarina enfrenta tempo instável devido à circulação associada a uma alta pressão pós-frontal. Muitas nuvens cobrem o Grande Oeste e há previsão de chuva intermitente entre os Planaltos e o Litoral, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes. O risco é baixo a pontualmente moderado para alagamentos em áreas vulneráveis.
As temperaturas seguem baixas, principalmente no amanhecer. No Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, os termômetros variam entre 3°C e 10°C, enquanto nas demais regiões ficam entre 8°C e 16°C. O mar segue agitado, com ondas entre 2 e 3 metros de altura e risco moderado para ocorrências marítimas.
Terça-feira: geada e frio intenso marcam o amanhecer catarinense
Na terça-feira (10), o tempo firme retorna em todo o estado, com predomínio do sol no Oeste e variação de nuvens no restante de SC. A massa de ar frio, de origem polar, se estabelece com mais força e derruba ainda mais as temperaturas. Mínimas entre 1°C e 8°C no Grande Oeste, Planaltos e região serrana da Grande Florianópolis. As demais áreas terão temperaturas entre 8°C e 14°C.
Há risco para formação de geada, especialmente entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul. As máximas não devem ultrapassar os 20°C no Vale do Itajaí e Litoral. No restante, variam entre 14°C e 18°C. O mar segue com ondas entre 2,0 m e 3,0 m e risco moderado.
Quarta-feira deve registrar temperaturas negativas em Santa Catarina
Na quarta-feira (11), o frio atinge seu ápice. A massa de ar polar continua influenciando o clima em SC, mantendo o tempo firme e ensolarado, mas com temperaturas ainda mais baixas. Geadas devem ser registradas em diversas áreas do estado.
As mínimas variam entre -2°C e 5°C nos Planaltos e Meio-Oeste e entre 4°C e 14°C nas demais regiões. As máximas ficam abaixo dos 20°C em todo o território catarinense. No litoral, o mar segue agitado, com ondas entre 2 e 3 metros, mantendo risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.