Nebulosidade, pancadas de chuva e temperaturas amenas marcam o início da semana em Santa Catarina, segundo a previsão da Defesa Civil estadual.
Segunda tem céu nublado e chuva ocasional no Litoral
Nesta segunda-feira (19/05), o tempo em Santa Catarina será de nebulosidade variável, com possibilidade de chuva ocasional do Planalto ao Litoral. A instabilidade alterna com períodos de melhoria. No Oeste, o dia começa com sol entre nuvens, mas há previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. As temperaturas se mantêm amenas no Leste, em torno dos 25°C, com máximas de 26°C a 28°C no Oeste. Os ventos sopram de sudeste a nordeste no Litoral e de nordeste nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada.
Terça terá sensação de abafamento e risco de temporais
A terça-feira (20/05) será de tempo instável em todo o estado, com variação de nuvens. As condições são favoráveis à ocorrência de chuva e temporais isolados principalmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul, mas as demais regiões também poderão registrar instabilidade a partir da tarde. A chegada de uma nova frente fria é responsável pela mudança. As temperaturas serão amenas no Oeste e Sul, e elevadas no Norte, onde os termômetros podem chegar perto dos 30°C, com sensação de ar abafado.
- Chuva e trovoadas isoladas entre a tarde e a noite
- Sensação térmica elevada no Norte do estado
- Ventos com rajadas no Litoral
Quarta e quinta-feira seguem com instabilidade e clima mais ameno
A instabilidade segue predominando na quarta (21/05) e quinta-feira (22/05), com chuva e possibilidade de temporais isolados em todas as regiões catarinenses. A frente fria posicionada próxima ao Litoral e áreas de baixa pressão mantêm o clima instável. As temperaturas caem, ficando abaixo de 23°C na maioria das regiões, devido à cobertura de nuvens e à presença da chuva. O vento sopra de sul a sudeste, com intensidade fraca a moderada.
Fim de semana começa com melhora e temperatura em elevação
A partir de sexta-feira, o tempo tende a melhorar gradualmente, especialmente no Oeste. No sábado e domingo, o sol volta a predominar em boa parte de Santa Catarina, com elevação nas temperaturas, que podem ultrapassar os 27°C em algumas regiões, principalmente no Sul e Litoral.