Início Geral Seminário ocorre hoje em Tubarão

Seminário ocorre hoje em Tubarão

Susto: em maio do ano passado, o Rio Tubarão transbordou e deixou a população com medo
Susto: em maio do ano passado, o Rio Tubarão transbordou e deixou a população com medo

Tubarão

 

Há 37 anos, a população de Tubarão foi castigada por um dos piores desastres já registrados na história do município. A enchente de 1974 até hoje é lembrada com tristeza por aqueles que viveram momentos de horror à época. Três décadas depois, muita coisa mudou, mas a iminente possibilidade de uma nova catástrofe é motivo de preocupação de autoridades e população.
 
Para refletir o passado e buscar ações efetivas para prevenir e garantir o futuro, desde 2008 a cidade sedia um seminário para discutir ações práticas para evitar uma nova tragédia. Hoje, ocorre a terceira edição do evento, cujo tema será  “Memória, prevenção e reação eficiente”. O debate inicia às 14 horas, na Amurel.
 
“O intuito é planejar as ações para o próximo ano e explanar o que foi feito em 2010”, antecipa o coordenador da Defesa Civil de Tubarão, José Luiz Tancredo. Entre as iniciativas colocadas em prática graças aos seminários anteriores, está a criação do Núcleo de Gestão de Risco, coordenado pela Unisul, por exemplo.
 
O seminário, fruto de uma ação conjunta entre a Defesa Civil de Tubarão, a câmara de vereadores, a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Tubarão (Area-TB) e o Conselho Municipal de Segurança (Conseg), abordará ainda as questões pluviométricas e fluviométricas da Bacia do Tubarão.
 
A possibilidade de atualizar o antigo plano de prevenção de enchentes do Rio Tubarão, elaborado pelo extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS) em 1978, também será debatida.
Sair da versão mobile