quinta-feira, 25 junho , 2026

Ser ateu, dar sentido ao ateísmo

Ser ateu é um modo de estar no mundo. Antes de ser implicação com a existência de divindades, o ateísmo é um desdobramento da reflexão filosófica sobre os limites entre o sentido da existência e o absurdo da existência.

Eternamente indaga-se o sentido da vida. Fala-se do assunto em sério, mas de tão vulgarizado, também já se o aborda como gracejo. A Antiguidade discutia o tema, e filósofos importantes dispensavam a ideia de deuses.

Os filósofos que admitiam a possibilidade de um poder gerador consideravam a hipótese de alguma energia propulsora, jamais de um deus guardião da moral, dos bons costumes, ou das atividades sexuais de alguém.

Eram, naqueles tempos, outros deuses; eram outros os seus sentidos. O deus abraâmida propagado na tradição europeia é outra coisa. Vindo dos judeus, tornou-se cristão, acabou católico, depois variou por confissões.

O deus católico é a divindade do chamado 13º apóstolo, Constantino. No século quarto, como imperador de Roma, com o poder que tinha, impôs essa crença ao mundo. Era simples: ou se era católico, ou se era defunto.

É história sabida. O poder religioso atravessou a Idade Média, a Renascença e mesmo parte da Modernidade. Foram mil e quinhentos anos de feroz controle. Só com a Revolução Francesa a coisa começou a sofrer reversão.

Grupos ateus de internet, sobretudo, estão em franco combate com esse deus cristãocatólicoprotestanteevangélico. Isso é importante porque desmistifica, traz a discussão para o raso, desmoraliza o “santo nome do senhor”.

Essa, todavia, não é a questão de fundo. A relevância filosófica está nas decorrências existenciais do ateísmo. Declarado morto por Nietzsche, a realidade de deus é trazida novamente à pauta, sobretudo nos meios intelectuais.

E Nietzsche nem discute a existência do deus semita, di-lo morto. A recalcitrância religiosa insiste que o filósofo se trai: “proposta a morte, admitida a existência”. Nada disso. Nietzsche declara a morte da ideia de um deus.

Inexistindo um princípio (um criador que dê sentido às coisas do mundo), vivemos absurdamente. Seja: a vida não tem sentido, a morte não tem sentido, o viver não tem sentido. Nada tem nem faz sentido algum.

Ou deus, ou nada, dirá Kierkegaard. Se houver algum significado para a vida, o deus (cristão) será a sua fonte derradeira. Se não existe no princípio e no fim esse significado, nada terá significado para coisa nenhuma.

É um deus por exclusão, ou por carência justificadora. É um desesperado “tem que existir deus”. Sartre se apropria desse existencialismo e o faz ateu. De fato, dirá, não existe deus e a vida não tem mesmo sentido.

Como a existência precede a essência, quer dizer, como nós não somos um projeto de deus, temos que dar conta de nós mesmo. A vida terá o sentido que nós construirmos historicamente para a vida. Somos condenados a isso.

Sartre e Camus discrepam um pouco. Para Camus, mesmo o gesto histórico resta absurdo. Sartre defende a invenção de sentidos: a responsabilidade do engajamento nos rumos para os quais conduzir nossas circunstâncias.

Essa é a demanda do ateu: o que fazer da vida, do viver, da existência? Seguramente ninguém pode restringir sua militância à publicação de charges jocosas nas redes sociais, ainda que elas se prestem a uma ironia de combate.

O catolicismo alcança 34,3% da população jovem brasileira; ateus e agnósticos são 25,5%; evangélicos somam 14,9%. A pesquisa é da PUCRS, ou seja, vem de uma instituição insuspeita (http://migre.me/wm28g).

O fenômeno do ateísmo, por ocorrer entre jovens, tende a crescer. Como não está programada para buscar o céu, essa juventude talvez se engaje no delineamento de suas circunstâncias. Militar politicamente, diria Sartre.

Discutir a Sociedade, seus valores: o contrato de viver a vida. O Brasil não está para falar sobre convivência pública. O momento histórico é de descrença na política. O momento histórico é de retomada da política.

A política tradicional está religiosa: quase 100% dos nossos deputados se declara como tal (http://migre.me/wm2B8). Há outros meios de construção de sentidos. Os jovens os estão encontrando. Ainda bem. Graças a deus.

Continue lendo

Brasil vence a Escócia, avança em primeiro e anima torcida na Copa do Mundo

FOTO Reprodução Mídias Sociais Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos Com uma atuação convincente, o Brasil venceu a forte seleção da Escócia por 3 a 0...

Vice-prefeito assume interinamente a Prefeitura de Laguna

FOTO PL Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 1 minuto  O vice-prefeito de Laguna, Leandro Schiefler Bento, assumiu interinamente o comando do Poder Executivo Municipal nesta quarta-feira...

Pelo Estado – Governo lança edital de licitação para construção da ViaMar 

 O Governo de Santa Catarina lançou o edital de licitação da primeira etapa da ViaMar, projeto considerado estratégico para melhorar a mobilidade entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado. A nova rodovia tem como principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento entre as duas regiões, oferecer uma alternativa à BR-101 e ampliar a capacidade logística de Santa Catarina. A licitação se refere ao lote 4, que vai da...

Guardas de Laguna participam de capacitação em São José

FOTO GML Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Guarda Municipal de Laguna participou de um ciclo de capacitações promovido pela Guarda Municipal de São...

Polícia Civil fiscaliza 207 estabelecimentos em 38 municípios de SC durante a Operação Férias Protegidas

FOTO PCSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina já fiscalizou 207 estabelecimentos em 38 municípios do Estado durante a...

Prefeitura pede colaboração de moradores para limpeza do Rio da Madre

FOTO PMT Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Prefeitura de Tubarão, por meio das Secretarias de Proteção e Defesa Civil e Agricultura, reforça o...

Alesc lança campanha “Diálogo e Paz – Eleições 2026” para estimular respeito e democracia

FOTO ALESC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 6 minutos Com a presença do mascote Pilili, símbolo das urnas eletrônicas que completa 30 anos em 2026, a...

Nesta quinta-feira tem Feirão do Emprego em Balneário Arroio do Silva

IMAGEM PBAS Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 1 minuto Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, não perca essa chance. O Sine Móvel...