segunda-feira, 22 dezembro , 2025

Série viver bem: o corpo desejado e a saúde seguem o mesmo caminho

Liliane Dias
Tubarão

A palavra de ordem é qualidade de vida. Fala-se muito no que se deve e não fazer, no que se deve e não comer. Mas efetivamente, as pessoas têm buscado agir de modo a ter essa tão sonhada qualidade?

A reportagem do Notisul foi atrás de profissionais ligados a saúde física, mental e por que não dizer científica? Em busca de informações que possam corroborar melhor com as pessoas que buscam respostas para essa ‘postura de vida’ ou ampliar o conhecimento das pessoas, que já se sentem inseridas nessa nova forma de administrar a sua vida.

Nosso trabalho será por meio de uma série de reportagens. Nesta primeira serão abordadas questões ligadas a autoestima, ‘aparência’ e claro, saúde. Para a profissional de educação física e personal trainer, Ana Cristina Mendes, as pessoas tem se ‘tornado analfabetas motoras’.

Ana explica que a falta de experiência com exercícios desde a infância prejudica a coordenação motora e consciência corporal das pessoas. “Quando vão para a prática dos exercícios sem acompanhamento, elas podem se machucar por não reconhecerem o próprio corpo”, pontua.

Daí a importância de um profissional. Ele poderá monitorar e orientar para que os movimentos sejam executados da forma adequada e correta. “Também é fundamental que a pessoa respeite todas as etapas de um programa de exercícios como, por exemplo, aprender a técnica de cada movimento, respiração adequada, entre outros”, detalha.

A prática de atividades físicas para Ana, deveria ser vista como um investimento em saúde. “É como escovar os dentes, passar desodorante e alimentar-se adequadamente. Se você não tiver disciplina e entender que o exercício faz com que você viva mais e melhor, diminuindo os riscos de ficar doente, sofrerá as consequências de uma vida sedentária que é uma doença”, ressalta.

 

Estética e autoestima

Mesmo sabendo que a atividade física agrega benefícios à saúde, muitas pessoas buscam por conta da vaidade. O corpo ‘sarado’ ainda é um requisito para ser aceito em meio a sociedade que ainda mantém parâmetros de beleza como os dos mais ‘magros’.

Paralelo a essa busca, outros recursos também atraem olhares interessados, tanto de homens quanto de mulheres e de idades bem variadas. E os benefícios, são quase que imediatos. Destacamos as cirurgias plásticas, que a cada ano conquista um público mais exigente.

O cirurgião plástico, Thiago Tubone, conta que a autoestima está totalmente interligada com o bem-estar psíquico e físico do indivíduo. “A cirurgia plástica tenta restaurar o bem-estar físico, do corpo e automaticamente eleva a autoestima”, explica.

Para ele, o descontentamento está geralmente relacionado a estética, mas há uma alta expectativa sobre o resultado. “Quando a expectativa da paciente é muito alta mesmo que apresente um bom resultado, ela ficará frustrada. Por isso, é muito importante trabalhar o que se espera durante a consulta dentro das limitações de cada corpo”, avalia.

Vale ressaltar, que cada período da vida traz os seus descontentamentos. “A mulher jovem geralmente tem o desejo de aumentar o volume da mamaria colocando uma prótese, a fim de melhorar o seu contorno com lipoaspiração”, conta Thiago.

Já mulheres de meia e idade buscam restauração e contorno após as gestações. “Nesses casos a busca são referentes aos procedimentos de abdominoplastia e mamoplastia. E as mulheres da terceira idade, têm o desejo de restaurar a juventude, buscando procedimentos de rejuvenescimento facial”, assegura o especialista.

Em meio a todas as opções, o principal é ainda entender que a saúde é o maior bem e patrimônio do indivíduo. A personal afirma que a linguagem aplicada e expressa aos clientes e amigos é sempre voltada para a saúde, que deve estar em primeiro lugar. “Já a estética é uma consequência”, cita.

Um exemplo é o que ocorre com a mama. Thiago conta que se a paciente fizer uma mamoplastia redutora estando com seu IMC (Índice de massa corporal) normal, entre 23 e 25, tanto o tecido adiposo quanto glandular serão removidos.

No caso de uma paciente ganhar peso, e seu IMC aumenta, a mama também aumentará de volume como o restante do corpo. “A mama não vai ganhar tecido glandular, mas vai aumentar o tecido adiposo, consequentemente vai aumentar de tamanho”, alerta.

Desta forma, mesmo que passe por uma cirurgia, deverá manter a saúde e peso em dia. “Por isso as pacientes que tem aumento de peso, com ou sem procedimento cirúrgico, podem sentir um aumento no volume mamário. A recomendação é de que após um procedimento cirúrgico haja manutenção do peso”, pontua.

Neste sentido, cabe uma reflexão: “Até quando a estética fará com que pessoas se mantenham em treinos? Sabemos que os objetivos muda com o passar dos anos. Claro, que para uma jovem de 18 anos, o objetivo é sempre estético, primeiro, contudo, podemos ver uma mudança significativa com o passar do tempo. É quando as pessoas começam a entender que a saúde precisa vir em primeiro lugar”, finaliza a personal.

 

Outra reportagem da série:
Alimentação equilibrada é sinônimo de produtividade

Continue lendo

Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão e entra para a história das loterias

A Mega da Virada 2025 alcançou um marco histórico e vai pagar o maior prêmio já registrado nas loterias brasileiras: R$ 1 bilhão. O...

Polícia investiga dirigentes do São Paulo por suposto desvio em vendas de jogadores

A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar um suposto desvio de dinheiro em negociações de jogadores do São Paulo Futebol Clube. A informação...

Papai Noel se despede do Natal Tubarão Luz 2025 com desfile especial

O Natal Tubarão Luz 2025 se prepara para um de seus momentos mais emocionantes nesta segunda-feira (22). O Papai Noel fará sua despedida oficial...

Lei que proíbe caixas de som nas praias de Florianópolis entra em vigor

Já está em vigor a lei que proíbe o uso de caixas de som nas praias de Florianópolis. O decreto que regulamenta a norma...

Jalen Brunson quebra recordes e lidera vitória dos Knicks na NBA

Jalen Brunson foi o grande destaque da vitória do New York Knicks sobre o Miami Heat por 132 a 125, na noite deste domingo...

Rodrigo Koxa surfa onda gigante em Nazaré e pode bater recorde mundial

O brasileiro Rodrigo Koxa pode ter entrado novamente para a história do surfe mundial. Na última sexta-feira (19), o big rider paulista surfou uma...

Discussão por cigarro termina com golpe de facão na cabeça, em Gravatal

Um desentendimento entre dois homens terminou em tentativa de homicídio na noite deste domingo (21), no bairro Caeté, em Gravatal. A ocorrência foi registrada...

Corinthians vence o Vasco e é campeão da Copa do Brasil 2025

O Corinthians é o campeão da Copa do Brasil de 2025. Em uma final disputada no Maracanã, neste domingo (21), o Timão venceu o...